Colares



Viagem a Colares em 1907

“Tornando á estrada , segue para Collares, formosa villa por onde corre o rio das Maçãs, situada sobre duas collinas, tendo , no valle, a encantadora varzea. Dista de Cintra 6 kilometros.
Doada por D.João I, ao condestável D.Nuno alvares Pereira, foi passando aos diversos descendentes , ficando por ultimo patrimonio da Casa Real.
A varzea que se segue desde a Ribeira até ao Oceano, é rica de vegetação, tendo uma grande profusão de árvores de fructo e para terrenos de vinha.A sua perspectiva é deliciosa, e para a gosar, segue-se rio abaixo, n’um elegante barquinho, sob uma verdura, d’uma aragem fresca”

Excerto do Guia do Viajante em Portugal e suas Colonias em africa –(Empresa Nacional de Navegação) publicado em 1907

Comentários

Teresa Cosme disse…
Sem dúvida, o melhor blog que visitei! Nasci em plena Vila de Sintra, e aqui descobri respostas a perguntas que durante anos tentei descobrir.E coisas que desconhecia por completo...
Ás vezes sinto que "não tenho tempo" para pesquisar sobre o local onde nasci e cresci, apesar de ter uma família, tão curiosa como eu, que me ensinou muito.Aqui vou concerteza, aprender mais todos os diassobre a minha terra, que todos os dias, curiosamente ainda me fascina. Obrigada e Parabéns!Adorei
pedro macieira disse…
Teresa Cosme,
Agradeço a sua visita, e o seu simpático comentário.

Pedro Macieira

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva