Casas de Sintra III
No alto do Penedo, talvez a aldeia mais típica da Serra de Sintra, existe uma construção de linhas modernas, orientada em toda a sua frente para o Oceano Atlântico.
Casa da autoria da Arquitecta Leonor Duarte Ferreira, e residência do músico Mário Laginha.
A razão da escolha deste fabuloso local para a construção da casa é descrita , em 2006, numa edição do PNSC "Parque Paraque Tequero":
"A atracção que Mário Laginha sente por aquela zona * é tão grande, que acaba de comprar um terreno no Penedo, onde, com Francisca está a construir a sua morada definitiva, uma casa de onde se vê a serra e o mar. Num lugar ainda mais dentro da serra."
* Anteriormente Mário Laginha vivia no Mucifal.
Nota : Esta casa já foi anteriormente publicada no blogue "Arrumário"
Comentários
saloio
Era. Em breve será uma aldeia descaracterizada como todas as outras. Ou já será mesmo?
G.Lima.
Este ciclo de posts sobre arquitectura moderna em Sintra, levantou-me também várias questões, algumas sem resposta definitivas.
Aqui ficam algumas ideias:
-A questão do enquadramento de projectos modernos em zonas com características tradicionais, deverá ser sempre considerado - mas também há a considerar outros factores, exemplo:
http://riodasmacas.blogspot.com/2007/07/manso-de-colares-e-o-juiz-do-tribunal.html
A mansão do comendador Justino em Colares, além de ser um projecto cheio de ilegalidades,e de estar em zona que devia ser protegida do PNSC, e ter uma volumetria excessiva, imita uma "mansão" de outra época...
-Portanto a falta de enquadramento e o mau gosto tem que ser considerado...
-A questão de várias construções recentes (autorizadas?)em pleno PNSC, quando os próprios habitantes da área do parque, com imóveis antigos tem problemas nas alterações das sua antigas habitações.
-A descaracterização de uma zona rural - caso da aldeia do Penedo com construções que não respeitam as características tradicionais do local - no caso da casa de Leonor Duarte Ferreira, esta casa não se encontra no centro histórico do Penedo, embora do centro se possa vê-la –2ª foto que publiquei.
-O Penedo teve ao longo do tempo a vantagem de estar no interior, afastado das principais vias, isso de certo modo permitiu a conservação do seu aspecto histórico, com o seu largo, Fontanário, Igreja e Coreto até aos dias de hoje. O mesmo não se pode dizer das várias moradias que foram surgindo à sua volta.
-Numa altura em que mesmo no centro histórico de Sintra ,classificado pela Unesco “Património Mundial" existe grande dificuldade para preservar o património edificado, e defendê-lo da pressão dos interesses imobiliários, pois o poder autárquico, vive das taxas do próprio crescimento urbanístico que deveria controlar..
-Por outro lado existem projectos de arquitectura inovadores, com soluções (espaços e maior poupança energética) e enquadramento estético que merecem ser divulgados, e enriquecem e modernizam alguns locais da nossa paisagem.
-
-Continuarei a divulgar alguns dos projectos de arquitectura de Sintra, que na minha opinião sejam uma mais valia para Sintra.
Abraços