Escola do Morais
Desde o mês passado a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), está instalada, na antiga Escola do Morais, em Sintra. O edifício da escola foi adaptado para receber os serviços do centro de Lisboa Ocidental da ACT, que serve os Concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras.
Escola de Domingos José de Morais nos início do séc XX(foto de António Portugal do Arq. Fot.da CML)
A construção da escola foi iniciada em ainda no período da monarquia e terminada em 1910, foi desde logo associada à causa republicana, tendo o próprio José Domingos de Morais oferecido a escola à adminstração municipal.
Em 1918 a escola do Morais, serviu como hospital provisório, para combater a terrivel epidemia de pneumónica que grassava no país.
Domingos José de Morais, começando a trabalhar muito novo, aos catorze anos, quatro anos depois estabeleceu-se por conta própria. Com o resultado do seu trabalho conseguiu arranjar grande fortuna.Homem bem conhecido pelo seu sentimento filantropo, e imbuído pelo espírito republicano, patrocinou diversas obras de cariz social pelo país, além de a si chamar a dinamização da construção da escola, que viria a receber o seu nome em Sintra.
Domingos José de Morais, nasceu em Areosa (Viana do Castelo) no dia 2 em Novembro de 1846 e faleceu em Lisboa a 28 de Novembro de 1903.
Domingos José de Morais era pai de Fernando Formigal de Morais primeiro Presidente da Câmara Municipal de Sintra, depois da implantação da República.
Comentários
Filipa Sequeira Sapina
Abraços
Pedro Macieira
Ainda bem que há blogs. Obrigada pelo seu blog.
Graça
Obrigado pela visita e comentário
Cumprimentos
Uma escola muito especial...
Obrigado pela visita. Não tenho neste momento, a informação que me pede.Poderei tentar saber onde deve dirigir-se. Peço que me envie o seu e-mail, para resposta.
O Post que existe neste momento,não tem disponíveis as fotos que o ilustravam, em virtude de ter sido descontinuado a base de dados que utilizava para as imagens do blog.Imagens que tentarei recuperar em breve.
Cumprimentos.
pedromacieira@hotmail.com
Pedro Macieira