Escola do Morais

escolamorais20082final

Desde o mês passado a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), está instalada, na antiga Escola do Morais, em Sintra. O edifício da escola foi adaptado para receber os serviços do centro de Lisboa Ocidental da ACT, que serve os Concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras.
escolamoraisPortugal, Eduardo1927
Escola de Domingos José de Morais nos início do séc XX(foto de António Portugal do Arq. Fot.da CML)

A construção da escola foi iniciada em ainda no período da monarquia e terminada em 1910, foi desde logo associada à causa republicana, tendo o próprio José Domingos de Morais oferecido a escola à adminstração municipal.
Em 1918 a escola do Morais, serviu como hospital provisório, para combater a terrivel epidemia de pneumónica que grassava no país.
3scolamoraisfoto
Domingos José de Morais, começando a trabalhar muito novo, aos catorze anos, quatro anos depois estabeleceu-se por conta própria. Com o resultado do seu trabalho conseguiu arranjar grande fortuna.Homem bem conhecido pelo seu sentimento filantropo, e imbuído pelo espírito republicano, patrocinou diversas obras de cariz social pelo país, além de a si chamar a dinamização da construção da escola, que viria a receber o seu nome em Sintra.
Domingos José de Morais, nasceu em Areosa (Viana do Castelo) no dia 2 em Novembro de 1846 e faleceu em Lisboa a 28 de Novembro de 1903.
Domingos José de Morais era pai de Fernando Formigal de Morais primeiro Presidente da Câmara Municipal de Sintra, depois da implantação da República.

Comentários

Fatyly disse…
conheço e pensava eu que era mesmo uma escola, ou melhor...que funcionava como tal. Gostei de conhecer esta parte do passado. Obrigado:)
Anónimo disse…
Parabéns pelo blog!!!
Filipa Sequeira Sapina
pedro macieira disse…
Obrigado pelas visitas e comentários.
Abraços
Pedro Macieira
Graça Sampaio disse…
A Escola do Morais! Muitos dos meus colegas do Externato Académico de Sintra que eu frequentei entre 1958 e 1963, fizeram a Primária no Morais. Muitas alunas da minha mãe fizeram exame da 4ª classe no Morais! Há anos que eu não via a Escola do Morais....
Ainda bem que há blogs. Obrigada pelo seu blog.
Graça
pedro macieira disse…
Carol,
Obrigado pela visita e comentário
Cumprimentos
Artur Jorge disse…
Também eu nos anos 80 completei a 4ª classe na Escola do Morais e é com grande satisfação que vejo este Post.
Uma escola muito especial...
Anónimo disse…
boa noite.. eu tb frequentei a escola do Morais,esta de que aqui falam.. e por isso mesmo neste momento estou com um problema ja que a escola entretanto fechou,gostaria de saber se me pode ajudar,onde poderei pedir o certificado de ablitaçoes,desde ja agradeço tb estas informaçoes,trazem me muito boas memorias de infancia,Obrigada :)
pedro macieira disse…
Caro anónimo,
Obrigado pela visita. Não tenho neste momento, a informação que me pede.Poderei tentar saber onde deve dirigir-se. Peço que me envie o seu e-mail, para resposta.
O Post que existe neste momento,não tem disponíveis as fotos que o ilustravam, em virtude de ter sido descontinuado a base de dados que utilizava para as imagens do blog.Imagens que tentarei recuperar em breve.
Cumprimentos.
pedromacieira@hotmail.com
Pedro Macieira

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar