Intervenção Arqueológica no Hotel Netto

Photobucket

Publicado na Revista da Associação dos Arqueólogos Portugueses -Volume nº56/57 -2004/2005

HotelNetto

Algumas das conclusões finais:

"A especial relevância da intervenção efectuada na propriedade do Hotel Netto consistiu na caracterização do contraforte de pedra aparelhada, previamente identificado, como fazendo parte integrante das estruturas do perímetro urbano do Palácio de Sintra, tendo sido possível, inclusivamente, quer com o auxílio de fontes escritas, quer pela análise do tipo de aparelho pétreo, quer ainda pelas marcas de canteiro que exibe, aferir que o mesmo terá sido edificado em torno do século XVI.
Resta-nos, pois, concluir que se torna imprescindível a sua preservação e recuperação, uma vez que esta estrutura se apresenta instável e necessitar de uma intervenção célere de conservação e restauro. Defendemos, por isso e em sede própria , a salutar adaptação do novo projecto arquitectónico à realidade em causa, de modo a garantir a sua expressividade e monumentalidade."

Catarina Coelho

****************************************************
Nota do blogue:
O Hotel Netto, local preferido por Ferreira de Castro, para os seus tempos de escrita. Edifício infelizmente votado ao abandono,que se encontra num estado de grande degradação, no local turístico mais visitado de uma Sintra, elevada a Paisagem Cultural da Humanidade pelo comité da UNESCO em 1995.

Comentários

Fatyly disse…
Gostei de saber um pouco mais e conheço bem o edifício. Precisar, precisa mas será que avançam? Vamos a ver!
Anónimo disse…
Esta Câmara não quer saber do Património, nem da Natureza, nem de Nós todos...
Foi eleita para quê?
(quem votou neles que me informe)
sintrense
Anónimo disse…
Por instantes pensei que ía avançar obras.
Estou nesta vida vai para 40 anos e só posso dizer que quem tem mandado nesta terra ao longo dos anos, seja PS, PSD, são todos uns zeros à esquerda.
Safam-se com a desculpa de não poderem fazer nada. Que trastres. A afirmação também é para todos os que têm sido presidentes de Junta.
Graça Sampaio disse…
Têm toda a razão os anónimos! Que belas festa a que fui lá! Que pena estar votado ao abandono! Este país não existe!
Anónimo disse…
Mas, afinal de contas, quem é o proprietário do Hotel Netto?

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar