Os Azulejos da Escola Oficial das Azenhas do Mar

Antes

escolaoficialf

Agora

escolaOficialdepoisf

A Escola Oficial das Azenhas do Mar inaugurada em 1928, é uma imagem de marca das Azenhas do Mar. Ao longo do tempo tem sido um orgulho para as pessoas daquela localidade, que tem levado à letra a determinação do então Ministro da Educação Alfredo Magalhães : " A guarda e conservação desta escola é confiada ao bom povo das Azenhas do Mar" frase que está inscrita em azulejos no muro da própria escola.

azulejosfinal
Recentemente foram retirados para restauração, (segundo se pensa) vários painéis de azulejos, o que altera profundamente a imagem estética do edifício. A preocupação pelo aspecto que a escola agora apresenta, e as várias queixas que chegaram até nós pelo estado da escola e a falta de informação para a conclusão dos trabalhos - fez-nos enviar com pedido de informações sobre os prazos desta obra, em 29 de Julho de 2010, e-mails para a empresa municipal EDUCA, para a CMS e Escola de Recuperação do Património de Sintra (Odrinhas).

E-mails de que recebemos a confirmação (automática) da sua recepção:


From: Geral CMSINTRA (geral@cm-sintra.pt)
Sent: Friday, July 30, 2010 8:27:47 AM
To: pedromacieira@hotmail.com
Serve o presente para informar que o seu e-mail foi, na presente data, recepcionado na Câmara Municipal de Sintra.
Mais se informa que o mesmo vai ser objecto de devido tratamento em função do seu teor.

Gratos pelo seu contacto.
O Gabinete Municipal de Apoio ao Munícipe e Controlo de Processos



From: GAM SINTRA (cm.sintra@mail.telepac.pt)
Sent: Friday, July 30, 2010 8:19:50 AM
To: pedromacieira@hotmail.com

Serve o presente para informar que o seu e-mail foi, na presente data, recepcionado na Câmara Municipal de Sintra.
Mais se informa que o mesmo vai ser objecto de devido tratamento em função do seu teor.

Gratos pelo seu contacto.
O Gabinete Municipal de Apoio ao Munícipe e Controlo de Processos

-A Escola de Recuperação de Património de Sintra - nem confirmou a recepção do nosso e-mail, nem deu qualquer resposta ao nosso pedido de informações.


Sendo hoje 14 de Agosto, e até agora os serviços da autarquia, nem a Escola de Recuperação do Património de Sintra, deram qualquer resposta às questões por nós colocadas - que demonstra bem o respeito que existe com os cidadãos que se preocupam com o património, e o respeito que merecem aos serviços da CMS a população das Azenhas do Mar.



Escola Oficial das Azenhas do Mar, é um património importante da região, e o seu aspecto actual deixa preocupados todos que consideram a defesa e preservação do património edificado uma questão importante.
A existência de uma indicação no local, justificando a falta dos azulejos, ou um placard com foto/imagem da escola antes da retirada dos painéis de azulejos e a necessária data da conclusão da obra- eis alguns factos que demonstrariam por parte da CMS, respeito pela coisa pública.


Numa época de férias em que o local é visitado por numerosos forasteiros o aspecto actual que a escola apresenta não parece ser interessante para a imagem do local nem de Sintra.



Posts relacionados:
-Atentado ao Património na Escola oficial das Azenhas do Mar -aqui
-Notas sobre a Escola Oficial das Azenhas do Mar -aqui

Comentários

Unknown disse…
(Desculpe o à parte, mas penso que o seu blog está minado com algum tipo de spyware)
Adiante,
A EDUCA está neste momento fechada para férias, não vale a pena esperar resposta deles... Os restantes já não sei... Se calhar foi mesmo roubo, mas pronto, sempre podem acusar irresponsabilidade por parte do povo das Azenhas do Mar.
pedro macieira disse…
Vasco,
Relativamente ao spyware - não tenho sentido esse efeito - a não ser comentários tipo spam que seria resolvido com o controle de publicação de comentários , coisa que (ainda) não quero fazer.
Quanto à questão dos azulejos da Escola da Azenhas do Mar a falta de resposta por parte da CMS aos pedidos de informação sobre qualquer assunto é uma constante.
Quanto ao mês em que essa intervenção foi feita, parece-me falta de bom senso/cuidado - pois não só a EDUCA estará em férias como diz, como a Escola de Recuperação do Património deverá estar também de férias.

A falta de informação à própria população das Azenhas sobre o que se passa com a "sua" escola, como outras intervenções desastrosas que a EDUCA, tem efectuado nesta escola, parece demonstrar que se trata o património de forma completamente desajustada, (para ser delicado).

Um abraço
Fatyly disse…
Passo muitas vezes por essa "obra de arte histórica" e durante o ano vi imensa canalha, ou seja em funcionamento o que durante um ou dois anos não ocorria. Terá sido fechada e depois reaberta? Funcionada como escola mesmo ou como ATL? A retirada dos azulejos foi sensivelmente no final do ano lectivo, ou seja no final de Junho...Estarei enganada?
Hoje vou lá passar, dando a volta ao contrário:)
Caínhas disse…
Já falei com o autor deste blogue sobre este tema à tempos atrás, tenho como muitos sintrenses que amam as coisas da nossa terra especial carinho pelas Azenhas e especialmente por esta Escola que foi durante décadas uma ESCOLA-MODELO.
O Pedro Macieira quando lhe fiz reparo da ausência dos azulejos aquietou-me, com as diligências que fizera imediatamente.
Infelizmente estamos entregues aos bichos, e pelo que estou a observar, já não há certezas!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar