Em busca do Raio Verde

psol3f

Fim de tarde em Fevereiro de 2011, na Praia Grande

picinafev2011

"É aí (Praia Grande), enquanto que o mar se enrola na areia e a praia se esvazia, que Marçal Grilo gosta de reencontrar o que define como o mais belo pôr de Sol do mundo.Vezes sem conta por ali se perdeu do mundo na esperança de observar o “raio verde”, o fenómeno popularizado pelo romance de Julio Verne, que não é fácil de observar e lhe escapou até hoje.” (...)

Raio verde

“Quando o Sol se põe e a linha do horizonte está completamente limpa, há um instante quando o Sol desaparece, instante imediatamente a seguir, em que sobre a água, os raios vermelhos, alaranjados e amarelos desaparecem antes do verde, azul e violeta.É num momento fugaz, numa pequena fracção de tempo. É quando o limbo superior toca no horizonte que se dá o raio verde.

Excertos do texto “O mar na Praia Grande parece maior que nas outras praias”de Marçal Grilo em PARQUE PARATE QUERO –ed.Pedra da Lua

Comentários

Zé-Viajante disse…
Belas fotos de uma Grande Praia.
Bom Domingo.
Caínhas disse…
A foto do Hotel das Arribas, está (para o meu gosto) muito feliz, foi mesmo tirada na hora exacta, com a luz do sol quase no ocaso, em suma como se deve fazer!
Gosto das suas fotos, já o disse algumas vezes!
Fatyly disse…
Fotos fabulosas e estive na sexta nessa que é a minha praia favorita.

Subscrevo as palavras de Cainhas sobre a foto do hotel.

Bom domingo
Carlos Portugal disse…
Caro Pedro:

Tive a felicidade de ver o Raio Verde por três vezes, uma no Guincho, outra no Cabo da Roca e outra precisamente na Praia Grande. Mas aqui é mais difícil, já que a acrescentar ao céu límpido, temos de ter um mar calmo, ou então observá-lo de cima da falésia.
Parabéns pelas fotos.

Cumprimentos.
pedro macieira disse…
A Praia Grande assim com a Adraga tem uma beleza impar nos Invernos,assim continuarei a busca do Raio Verde - e enquanto isso não acontece,frequentar aqueles locais permite carregar os "para-raios" para enfrentar as outras trovoadas
Linda a foto do por do sol e adorei o texto. E agora? tambem vou querer ver...Ah! Mas por aqui o sol não se põe no horizonte do mar, será que na alvorada ?

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar