Notas sobre Noratlas

Na sequência do post sobre o Noratlas nº6405, publicado no último sábado no Rio das Maçãs, acrescentamos hoje algumas notas sobre a história deste avião, que passou pela vida de muitas pessoas durante a guerra colonial e que por esse motivo se tornou uma especial referência dessa época .

Noratlasx
No dia 8 de Agosto de 1960, chegam a Lisboa provenientes de “Le Bourger” os primeiro dois Noratlas. No mesmo dia são tranferidos para Base Aérea 2 (BA2),Ota.O Noratlas "6405" chega a Portugal no dia 22 de Outubro num voo directo de “Le Bourget” para Alverca.
Noratlasxxx

Notas sobre a carreira operacional dos Noratlas de 1960 a 1971 em Angola

Embora seja mencionado o dia 16 de Novembro de 1960 como a data em que se iniciou a operação da esquadra 92.


Nos dias seguintes, já no mês de Janeiro de 1961, o “6405” faz uma série de voos locais à volta da sua base mãe (BA9).Luanda


Na primeira quinzena de Março voa sobretudo no norte de Angola entre os aeródromos de Negage, Tôto e Malange.


Com o ecludir da guerra em 15 de Março de 1961 o que provocou um êxodo em massa para as localidades que dispunham de pistas de aviação, nomeadamente Carmona, Negage, Tôto e Malange, seriam retirados da região cerca de 3600 refugiados numa ponte aérea sem precedentes – situação que para os Noratlas da Esquadra 92 , incluindo obviamente o “6405 como um momento alto da sua vida operacional.


Em 1963 o “6405” é sujeito à sua primeira grande manutenção, efectuado ao serviço da Força Aérea. Como estipulado o avião desloca-se à metrópole, às OGMA par efectuar o IRAN (Inspection and Repair as Needed), por ter consumido o potencial em horas de trabalho.


Será nessa altura que sofre uma alteração estrutural evidenciada pela colocação de duas portas laterais e que o faz equivaler, na prática, ao modelo N2502F.


De volta a Angola, a primeira informação sobre o avião surge a 27 de Outubro de 1964, para um voo local em Luanda.Retoma a actividade anterior, mas decidamente muda de sector de operações.


Noratlasxx

Créditos:
Notas sobre Noratlas -texto adaptado de "Noratlas nº6405..." de Mário Diniz e Dr.Luís Proença pub. na revista"Mais Alto" nº387 Set/Out 2010
Fotos-"Guerra Colonial" Ed.Diário de Notícias
*O Noratlas nº6405 está em exposição no Museu do Ar (BA1) (Granja do Marquês)

Comentários

Caínhas disse…
Os Nord Atlas da Esquadra 92, (BA9 LUANDA), tinham um circulo preto com um elefante pintado a branco, e o nome da ESQUADRA era "JUMBO", Esquadra de Transporte de Cargas.
Anónimo disse…
Seria bom corrigir a data inserida no texto referindo o início da guerra em Março de 1981; como é evidente, trata-se de 1961...
pedro macieira disse…
Anónimo
Gralha corrigida!
Um abraço
Anónimo disse…
Os Nord-Atlas aterravam, regularmente, na Estima mas, aquela foto não é na Estima.

Vêem-se ao fundo Fiats e estes não estacionavam nem aterravam lá.

A foto pode ser no AB de Tete ou de Porto Amélia.

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Festas de S.Mamede de Janas 2023