Porque hoje é Sábado...
Porque está o próximo o 59º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, publicamos hoje um apontamento sobre o NORATLAS*. Avião que viria a tornar-se um ícone das operações de transporte aéreo da Força Aérea Portuguesa, no período da guerra do Ultramar em Angola, Guiné e Moçambique.
Nord 2501 Noratlas, foi um avião de transporte militar de construção francesa. Era um bimotor de dupla cauda e de asa alta, concebido e produzido pela Nord-Aviation nos finais da década de 1940.Foram construídos cerca de 400 exemplares, a sua retirada definitiva de serviço aconteceu na década de 1980.
Melhor que qualquer texto sobre este tema, o testemunho de dois antigos militares que viveram a experiência de viajar neste avião:
Entrei para a FAP, em Julho de 1966 fui para Angola em Janeiro de 1968 e fiz o meu baptismo de voo precisamente num NORD ATLAS, de Luanda para o NEGAGE, com bancos laterais corridos, repletos de militares, no meio estava a carga diversa, onde seguiam também galinhas vivas, e outros animais de capoeira. As galinhas dão-se mal com o calor, e deixam um cheiro nauseabundo, defecam o que têm e o que não têm.
No meio de isto tudo o meu primeiro voo de avião.
Um primor, o avião voava a uma altitude baixa, em Fevereiro na força do calor africano, as galinhas de bico aberto e mal-cheirosas, o barulho dos motores tudo misturado dá um cocktail, de vómitos irresistível, e eu como passageiro de primeira vez não resisti e fui deitar "carga ao mar", como se diz na gíria, mas foi remédio santo a partir daí, fiquei vacinado para as outras viagens.
Espero lá estar no dia 1 Julho, já que tenho programa para dia 2.
Carlos José Santos (Caínhas)
Autor do blogue sintrense-"Rua Fresca"
Viagem de Noratlas
Este avião ao serviço das tropas Portuguesas nas três frentes de batalha, e essencialmente em Angola,serviu muitas vezes de meio de transporte entre Luanda, e Tôto, Maquela do Zombo, e São Salvador do Congo,e pelo menos uma vez por semana, transportava Géneros alimentícios mais ou menos frescos,como por exemplo peixe, carne,e também produtos relacionados como hortícolas, e correio para as nossas tropas..Pela primeira vez que andei neste meio de transporte, foi entre Tôto e Luanda e notei que a aeronave batia e abanava por todos os lados, mas nunca ouvi dizer que tivesse havido qualquer acidente com estas maquinas voadoras, de apoio as nossas tropas, e cabe-me dizer que para a época já faziam um trabalho extraordinário, mesmo no transporte de militares e em especial as tropas que se encontravam isoladas no interior de Angola.
Testemunho encontrado -aqui
Fotos do Noratlas Nº 64054 que se encontra no Museu do Ar (BA1-Granja do Marquês)
*Noratlas também denominado Nord Atlas e numa denominação mais popular "Barriga de Ginguba"
Fontes consultadas:
-"Noratlas Nº6405..." de Mário Diniz e Dr.Luis Proença-publicado na revista "Mais Alto" nº387
-Blogue "História de uma vida-Memórias do Ultramar,Quim"
Comentários
Essa pessoa devia ser um militar do exército, pois ninguém da FAP, faria a sua primeira viagem de Nord, do Toto para Luanda, porque antes de ir para cima para o AB3 Negage, partindo de Luanda faria aí sim o seu batismo de voo, porque na FAP as deslocações eram feitas de avião. O Toto era um destacamento da FAP, onde estive por duas vezes, situava-se em pleno mato, em zona nevralgica, só havia o Aerodromo e o Batalhão do exército.
O meu trabalho era exactamente como operador de comunicações, entre outras coisas, fazer o controlo das aeronaves, aterragens e descolagens, e ainda secção de cargas, quem sabe se não fui eu que lhe fiz o bilhete de embarque?
Ele narra que o avião abanava por todo o lado. De facto para quem não é do metier, metia um bocado de impressão porque era um avião com uma grande envergadura de asa, e por isso tinha que haver alguma vibração, mas eram máquinas sempre bem assistidas e nesse tempo com a manutenção sempre feita a tempo e horas não havia nada a temer, não houve nenhum acidente no meu tempo. Hoje não sei como é, já ouvi dizer que há aparelhos inoperativos por falta de dinheiro para comprar peças!...
Parabéns pelo post
Abraços