Gloria Swanson na Praia das Maçãs

Photobucket

"Nas duas ou três vezes que passou férias na Praia das Maçãs, Gloria Josephine Mae Svenson, ou Gloria Swanson (1899-1983) para os anais do cinema, dispensou as pulseiras e colares Cartier. Quando descia ao areal, vinda de um longo passeio a pé - ou de caleche, em dias agrestes - entre as falésias das Azenhas do Mar e a Praia Pequena, ninguém podia supor que aquela senhora discreta fosse Norma Desmond, a personagem imortal de O Crepúsculo dos Deuses, filme de Billy Wilder (1950) que protagonizara ao lado de William Holden e Erich von Stroheim e lhe devolvera a aura dos tempos da prostituta Sadie Thompson (A Sedução do Pecado, 1928) e da estenógrafa de The Trespasser (1929).Não havia outro lugar no mundo onde a actriz gostasse tanto de veranear, longe das praias postiças da Califórnia e alheada da fastidiosa América. Diz-se que a primeira vinda a Portugal se deveu ao desgosto de ter perdido o Óscar para Judy Holliday. Gloria não perdoou a Hollywood a ingratidão, e desde então as suas aparições rarearam limitando-se a alguns peplum italianos e espectáculos na Broadway. Nos anos 1920, fora a rainha do cinema mudo - entre 1915 e 1927, participou em meia centena de títulos como Male and Female (1919), Zaza (1923) e Madame Sans-Gêne (1925) - e por muda foi tomada entre os sintrenses. Entre os locais não há memória da sua voz cavada, ou sequer do olhar sobranceiro, do nariz afilado e da farta cabeleira. Hoje, ninguém sabe que a Praia das Maçãs era frequentada por uma das derradeiras divas. Gloria caminhava discreta pelas arribas para cá e para lá, ladeada pelo sobrinho, oculta por lenços violeta e óculos negros de grandes aros. Dispensava o social e as abordagens de algum fã mais atento. Não dispensava o blush. À tarde, preferia os toldos e as esplanadas às festas dos nobres da vila. Gostava de amêijoas e de tremoços. Apreciava a humidade e a bruma, o eléctrico, os pescadores empoleirados nas rochas e os berros das gaivotas. Lia Eça, Byron e Rimbaud. Escrevia poemas a lápis de cor que rasgava logo a seguir ou pegava-lhes fogo.Consta que terá passado uma noite inteira de insónia na varanda a contemplar o oceano e a beber moscatel. Gloria chegou a Nova Iorque doente e as praias de Sintra foram as suas últimas férias.(...)"
*Na "Revista Notícias Sábado" do DN de 16/07/2011
As férias dos famosos
por TIAGO SALAZAR

Photobucket

Comentários

Zé-Viajante disse…
Hoje era excelente que Scarlett Johansson, por exemplo, (linda de morrer)ali passasse umas férias...Publicidade para a Praia, para Sintra (Marco Almeida, a recebê-la...)e umas divisas Americanas a entrarem.

Bem aproveitada a notícia do DN.
Zé-Viajante disse…
Aditamento ao post anterior.
Porque será que últimamente, S. Exa. o Dr. Marco Almeida, passa a vida em todos os eventos, que antigamente eram protagonizados pelo Senhor Dr. Fernando Seara??? Prepara-se a passagem da CMS para o Delfim??? Ou é só coincidência???Ou sou eu que não gosto de S. Exa o Dr Marco, desde que ele me escreveu uma tirada "muita esperta" acerca de uma árvore que existe em Sintra??? E será coincidência o Dr. Marco Almeida enviar mails (retirados do ficheiro) da CMS, a "promover" as suas iniciativas, como «grande amigo de Sintra» ??? Mistérios para desvendar em próximas eleições do burgo...

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Festas de S.Mamede de Janas 2023