Os cogumelos da Serra de Sintra

CogumeloPSML  Foto PSML

 No último dia 17 de Novembro a  PSML, lançou a publicação “Cogumelos dos Parques de Sintra”, resultante de um estudo conduzido pelo Professor João Baptista-Ferreira (especialista na área da micologia) e pela Mestre Sofia Gomes, sobre as espécies de cogumelos que crescem na serra de Sintra.

Chaleth17122011Blogue
 "Chalet de madeira e cortiça"

Sobre o evento a Revista “Fugas” do jornal "Público" de 25/11/2012, fez uma reportagem em que destacamos este pequeno  excerto:

 “Mas não foi preciso ir longe para começar a vê-los. Há cogumelos logo ali perto do chalet de madeira e cortiça, discreto local de veraneio onde no século XIX o rei D.Fernando II se refugiava com a sua segunda mulher, Elise Hensler, Condessa d´Edla, antiga cantora de ópera. O professor Baptista Ferreira conhece bem o terreno – durante o ano e meio, com a colaboração da bióloga Sofia Gomes, calcorreou os parques de Sintra em busca dos fungos e do seu lado mais visível, os cogumelos.Encontraram 156 espécies, 17 das quais registadas pela primeira vez em Portugal.”.

O “Fugas” faz também um importante conselho : “O livro dá uma série de pistas que permitem identificá-los com alguma grau de segurança. No entanto, o especialista aconselha a que os curiosos não arrisquem e não colham sozinhos cogumelos para comer.”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar