Pão-por-Deus ou a tradição ainda é o que era

SacoPao A tradição do pão- por- Deus, terá nascido após o terramoto de 1 de Novembro de 1755, em que as pessoas que tinham visto os seus bens completamente destruídos tiveram  que pedir o pão por Deus, nas localidades que não tinham sofrido tantos danos.
Um retrato actual da existência dessa tradição em Sintra, que também foi bastante afectada pelo terramoto de 1755, é descrita por Fernando Morais Gomes no Blogue “Café com Adoçante”:

“ Era feriado,no dia seguinte. Dia de Todos os Santos. Pela manhã, rebanhos de miúdos ruidosos de saco de pano na mão, corriam as casas e cafés de Lourel, pedindo Pão-por Deus, ancestral tradição na busca inocente da romã, língua de gato ou chocolate que vizinhos ainda não massificados pela selva urbana ofereceriam, ritual repetido de geração para geração. E lá iam de porta em porta, os mais velhos guiando os mais novos, tocando as campainhas, repetindo a mágica cantilena que abriria a porta dos presentes naquela espécie de Natal antecipado. Pão por Deus! Pão por Deus!”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar