sábado, março 08, 2014

O 124º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Colares



No 124º aniversário da fundação dos Bombeiros Voluntários de Colares, oportunidade para reeditar um post já publicado no Rio das Maçãs em 2009.

A Auto-escada dos Bombeiros Voluntários de Colares


Auto-escadaMercedes Benz mod322


 Em Maio de 1995, encontramos de novo a Auto-escada num desfile na Av.da Liberdade em Lisboa.

A Auto-escada dos Bombeiros de Colares, Mercedes Benz mod322 , entrou ao serviço em 28 de Maio de 1989, foi adquirida em 2ª mão na Alemanha por cerca de 5000 contos, totalmente revista e com garantia de fábrica, dotado de uma escada Metz com uma extensão de 30 metros.

 O exercício da Auto-escada dos Bombeiros de Colares


Diário de Notícias 19-12-90

Em 19 de Dezembro de 1990, a nova Auto-escada, é assunto de uma notícia do jornal "Diário de Notícias" com um título bastante chamativo - “Cenários à moda de Hollywood usados por corporação de Colares”, o D.N. fazia referência ao facto dos Bombeiros Voluntários de Colares voltarem a testar a sua eficácia no combate ás chamas "através de um simulacro realizado ontem no Mucifal...”, presenciado pela “ população do Mucifal que ocorreu em grande número ao largo da Igreja, onde tinha sido montado o cenário para este exercício, aplaudiu entusiásticamente, os heróis locais.” e adiantava que "este simulacro serviu para mostrar a mais recente aquisição do bombeiros de Colares- uma escada *Magirus de 30 metros de comprimento e comunicação via rádio do entre o topo e a base".

*escada Metz

Fontes:
-Diário de Notícias, de 19 de Dezembro de 1990
-"Cem anos fazendo o bem" de António Caruna
-Fotos da Auto-escada de José Miragaia Tomás



Sem comentários: