O mistério do nome da estrada velha de Colares II

Viagem toponímica entre Colares e a Vila Velha de Sintra

Curiosidades Sintrenses.

A existência da estrada velha de Colares, em plena serra de Sintra que tem duas (ou três!)designações toponímicas,é uma curiosidade que vamos tentar ajudar a explicar.No seu início tem a designação de Rua Barbosa du Bocage , e no seu término em Colares designa-se por Estrada Nova da Rainha.

Esta estrada construída pelo Marquês de Pombal, teve uma grande importância nas ligações entre Colares e a Vila de Sintra. As razões que levaram a alteração em um troço da estrada da designação original, não está clara, alguns consideram que terá sido motivado para aproveitamento eleitoral, outra explicação é ter sido considerado que a parte urbana deveria ter uma designação diferente da zona suburbana.
O início da Estrada com a designação Rua Barbosa du Bocage na Vila Velha no Largo Dr.Carlos França.

Placa toponímica na Quinta da Regaleira

Ponto onde surge a designação Estrada Nova da Rainha no limite da área da Freguesia de S.Martinho



Chegada a Colares da Estrada Nova da Rainha

O início ou o fim da Estrada Nova da Rainha...
A designação de "Rua Barbosa du Bocage" que se inicia no Largo Dr.Carlos França na Vila de Sintra não será o poeta Setubalense, que aliás não tem nenhuma ligação a Sintra que se saiba, mas o curioso é que a designação é atribuída a um seu sobrinho José Vicente Barbosa du Bocage (1823-1907), politico influente, catedrático, foi Ministro da Marinha, do Ultramar e dos Negócios Estrangeiros, cargo que ocupava na data do ultimato Inglês de 1891.(Edite Estrela, em” Nomes de Sintra.....que valem mais que simples palavras”).
José Vicente Barbosa du Bocage, que como o seu famoso familiar não terá nada a ver com Sintra.

Da viagem Toponímica, chegámos a meio do percurso e descobrimos o ponto em que a estrada Nacional 375, muda de nome. No limite da área de intervenção da freguesia de S.Martinho, a estrada começa a ter a denominação original “Estrada Nova da Rainha”, que irá terminar em Colares.
Estrada de Monserrate ?


Outra curiosidade, é que o Boletim Cultural, publicação da Câmara Municipal de Sintra (Julho 2007), localiza o Parque de Monserrate na:
ESTRADA DE MONSERRATE
271O-405 SINTRA.
Parque de Monserrate, que está incluído no troço da Estrada nacional 375, com a designação “Rua Barbosa du Bocage”, não existindo a designação “Estrada de Monserrate” .

A Designação “Barbosa du Bocage” , como existe em todas as placas toponímicas , não mencionando a quem pertence o apelido, será então uma homenagem a toda a familia....

Penso que não ficaremos por aqui com este tema....



Post relacionado:
O mistério do nome da estrada velha de Colares-pressionar


Comentários

Anónimo disse…
A Rua Barbosa du Bocage tem ainda direito, no seu percurso, a dois largos com nome:

-Largo Bela Vista no lugar onde se encontra o portão de entrada para a Quinta Bella Vista e

-Largo do Rato de onde parte a pequena estrada que dá acesso à Qta. das Sequoias e Casa da Tapada.
e.r.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar