Sinais de Sintra ou a falta deles...

A visão do condutor que desce a Rua João de Deus
O sinal de sentido proibido ,que dependendo do ângulo de visão do condutor do veículo, que desce a Rua João de Deus fica encoberto pelo sinal de sentido obrigatório à direita.

Ao cuidado da Câmara Municipal de Sintra

Desrespeito de regras de trânsito, ou sinalização deficiente?

Quem de automóvel vem do Largo do Morais, e desce para a estação da CP de Sintra a Rua João de Deus passando o posto da GNR, e com a antiga prisão de Sintra à esquerda, tem devido a um sinal de sentido obrigatório de voltar à direita; mas o que aconteceu hoje, e das outras vezes que vivi esta situação, (encontrar-me frente a frente com um carro fora de mão) resulta de um desrespeito de regras de trânsito. Os condutores transgressores, ( normalmente estrangeiros) não reparam nos sinais de sentido obrigatório e de sentido proibido junto à estação e seguem em frente até ao cruzamento em frente ao edificio da Câmara Municipal de Sintra .Testemunhas locais asseguraram-me que está sempre a acontecer, e pessoalmente confirmo esse facto por contabilizar dois sustos vividos com carros fora de mão(o último hoje ás 20H00) e de ter assistido a várias passagens de veículos seguindo em frente não respeitando a sinalização de sentido proibido.


O local do desrespeito dos sinais de trânsito

Estes casos que vivi e testemunhei, e que me foi confirmado a sua frequência por moradores locais, não deixam dúvidas que a sinalização é deficiente.Será necessário colocar uma sinalização que avise quem desce a Rua João de Deus que não pode seguir em frente, bastante antes do cruzamento, talvez em frente ao posto da GNR. E mudar a posição do sinal de sentido proibido, que em alguns momentos conforme o ângulo de visão do condutor , fica encoberto pelo sinal de sentido obrigatório á direita.
Sinal II

Outro sinal da deficiente sinalética nesta Sintra património da Humanidade, é que seja necessário alguém afixar cartazes nas árvores a indicar o sentido a seguir para se chegar ao Centro histórico...(foto tirada hoje ás 20H30 ) no cruzamento junto á estação da CP , na Rua João de Deus.

Espero que esta sugestão de alteração do posicionamento dos sinais de trânsito,tenha algum efeito e permita evitar situações de acidente eminente e com consequências mais graves do que as que foram vividas por mim. E já agora talvez indicar com uma placa a quem sai da estação da CP, qual o sentido para chegar ao Centro Histórico.








Comentários

Zé-Viajante disse…
È comum haver autocarros de turismo virem da Vila, entrarem na Av. Miguel Bombarda e seguirem pela João de Deus apesar desta proibir viaturas com mais de 5,5 t. E tudo porque há sinais em demasia e os que são mais necessários estão escondidos.
Sintra no seu melhor!
Abraços.
pedro macieira disse…
Viajante,
Este caso que se passou ontem, é o segundo que me acontece naquele local.Quando estou a estacionar o carro no Parque de estacionamento em frente à Estação da Cp, já perdi a conta de quantos carros vi passar em sentido contrário.
Não sei se já houve algum acidente sério, mas o que sinto é que aquela sinalização é deficiente, pois quem vem de cima e anda á procura da indicação para a Vila, ou centro histórico não encontra nenhuma informação, e entretanto já passou o local onde estava o sinal que o obrigava a virar á esquerda...

Enviei este texto para a CMS, não sei se o irão ler, mas é necessário fazer alterações de sinalizações naquele local urgentemente.

Um abraço
Zé-Viajante disse…
Caro Pedro, um esclarecimento. Quem sobe a Av. Miguel Bombarda vindo da Vila ou da Alfredo da Costa pode seguir em frente e entrar na Rua João de Deus. Só os pesados (+ 5,5 t? não o podem fazer.E assim quem vem do Morais até à estação encontra em grande parte do percurso, dois sentidos.
Mas que tudo aquilo está confuso, está.
Abraço.

Quanto à sugestão à CMS parece-me que eles são Autistas. Oxalá tenha mais sorte.
pedro macieira disse…
Caro Viajante, o problema que indiquei, acontece precisamente quem vindo do Largo do Morais e desce a Rua João de Deus, com dois sentidos, encontra na estação da Cp, uma bifurcação, que devido ao mau posicionamento dos sinais, cria alguma confusão, criando a situação( que eu descrevi) de seguir em frente pela
Av.Miguel Bombarda (em contra mão),em vez de voltar à esquerda como obriga o sinal.

Penso que o problema pode ser minimizado, avisando quem desce com alguma antecedência da obrigação de voltar à esquerda, ou que a Rua deixa de ter os dois sentidos.
Hoje mesmo estive por volta das 20H00 no parque de Estacionamento 10 ou 15 minutos, (em frente à estação)e assisti a mais um carro ter de travar depois do sinal, por não ter entendido o sentido que devia seguir.
Quanto à CMS, até agora não me deu qualquer resposta, mas o meu e-mail, vai permitir que a partir de agora insista diáriamente até obter uma resposta.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Festas de S.Mamede de Janas 2023