Passeio de William Beckford a Colares
Correspondência de William Beckford-1787
(...)
Jantámos numa asseada e excelente pousada, situada no centro da vila de Sintra. A rainha concedeu ultimamente ao marquês esta casa e um largo tracto de terreno contíguo, e das suas janelas e loggias vêem-se em baixo fundos barrancos e abruptas quebradas cobertas de bosques e matas, entremeadas de pedras musgosas e vetustos castanheiros.
Apenas baixou o sol fomos para Colares, onde passeámos num terraço pertencente ao senhor Laroche, negociante francês, que deu provas de bom gosto na disposição da sua casa.
Grupos de pinheiros e castanheiros, rompendo das fendas dos rochedos, e elevando-se uns acima dos outros a uma altura considerável, dão a Colares a aparência de uma aldeia dos Alpes; e ao longo do caminho inúmeras fontes à sombra de sobreiros e copados limoeiros, rebentam dos muros desmoronados e caem em tanques de pedra.
Quinta Maziotti-Colares
Um favorito servidor do falecido rei, que tem nestes sítios uma grande propriedade, convidou-nos com toda a civilidade e delicadez em visitá-la.
Julguei que entrava nos jardins de Alcínoo! Curvavam-se literalmente os ramos com o peso dos frutos, e o mais leve abalo alastrava o chão de ameixas, laranjas e damascos.Orgulha-se esta quinta de possuir uma grande cascata artificial, com tritões e golfinhos jorrando torrentes de água; mas eu não lhe prestei metade da atenção que o seu dono desejava, e , acolhendo-me à sombra das árvores do pomar, festejei as maçãs douradas e as purpúreas ameixas, que estavam caindo em abundância à roda de mim. (...)
William Beckford 1787
Comentários
Anraço
Um abraço
O Terraço a que Beckford se refere, localiza-se na Quinta Da Palma, na Eugaria/Colares,quinta essa fundada por Pantaleão Laroche no 3º quartel de sec. 18 e de quem sou descendente. A quinta esteve na familia até aos anos 50 do sec. 20.Reza a história familiar que este Sr. Laroche possuia na sua Quinta uma variedade de Pera unica e que veio dar origem à Pera Rocha, a quinta também era conhecida pelos locais como a quinta da rocha.
Cumprimentos e parabéns,
André Ludovice Paixão
Agradeço a sua interessante informação, o que irá permitir voltar a tratar deste tema, de novo no blogue.
Um abraço