Passeio de William Beckford a Colares

Gravura antiga da Quinta Maziotti -Colares

Correspondência de William Beckford-1787

(...)
Jantámos numa asseada e excelente pousada, situada no centro da vila de Sintra. A rainha concedeu ultimamente ao marquês esta casa e um largo tracto de terreno contíguo, e das suas janelas e loggias vêem-se em baixo fundos barrancos e abruptas quebradas cobertas de bosques e matas, entremeadas de pedras musgosas e vetustos castanheiros.

Apenas baixou o sol fomos para Colares, onde passeámos num terraço pertencente ao senhor Laroche, negociante francês, que deu provas de bom gosto na disposição da sua casa.

Grupos de pinheiros e castanheiros, rompendo das fendas dos rochedos, e elevando-se uns acima dos outros a uma altura considerável, dão a Colares a aparência de uma aldeia dos Alpes; e ao longo do caminho inúmeras fontes à sombra de sobreiros e copados limoeiros, rebentam dos muros desmoronados e caem em tanques de pedra.


Quinta Maziotti-Colares

Um favorito servidor do falecido rei, que tem nestes sítios uma grande propriedade, convidou-nos com toda a civilidade e delicadez em visitá-la.

Julguei que entrava nos jardins de Alcínoo! Curvavam-se literalmente os ramos com o peso dos frutos, e o mais leve abalo alastrava o chão de ameixas, laranjas e damascos.Orgulha-se esta quinta de possuir uma grande cascata artificial, com tritões e golfinhos jorrando torrentes de água; mas eu não lhe prestei metade da atenção que o seu dono desejava, e , acolhendo-me à sombra das árvores do pomar, festejei as maçãs douradas e as purpúreas ameixas, que estavam caindo em abundância à roda de mim. (...)

William Beckford 1787

Nota:
Extracto de um texto retirado de: "A corte da Rainha D.Maria I -Correspondência de William Beckford-1787"


Comentários

Zé-Viajante disse…
Mais um pedaço de Sintra desconhecido.
Anraço
pedro macieira disse…
Colares tem um grande interesse histórico, e este aspecto não é muito conhecido.
Um abraço
André Ludovice Paixão disse…
Caro Pedro Macieira,

O Terraço a que Beckford se refere, localiza-se na Quinta Da Palma, na Eugaria/Colares,quinta essa fundada por Pantaleão Laroche no 3º quartel de sec. 18 e de quem sou descendente. A quinta esteve na familia até aos anos 50 do sec. 20.Reza a história familiar que este Sr. Laroche possuia na sua Quinta uma variedade de Pera unica e que veio dar origem à Pera Rocha, a quinta também era conhecida pelos locais como a quinta da rocha.

Cumprimentos e parabéns,

André Ludovice Paixão
pedro macieira disse…
Caro André Ludovice Paixão,
Agradeço a sua interessante informação, o que irá permitir voltar a tratar deste tema, de novo no blogue.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar