O Pelourinho de Colares

O pelourinho de Colares edificado em frente à casa da Câmara do antigo Concelho de Colares, extinto em 24 de Novembro de 1855, passando a fazer parte do Concelho de Sintra como freguesia.

Datado do século XVII, e “indicando que sofreu ulteriores trabalhos de beneficiação, embora de data incerta.O pelourinho, construído em calcário da região assenta sobre três degraus hexagonais. A base é, de igual modo, sextavada e forma-se a partir de três plataformas de raio cada vez mais curto.A coluna –constituída por dois tambores separados. A meio, por cordame triplo- apresenta o fuste torso, ornado de rosetas.E, no remate superior, apresenta um pequeno capitel tipo “pinha” profusamente decorado com motivos filiados na gramática da época, ao qual se sobrepõe um pináculo com estrias helicoidais.Encontra-se desprovido de quaisquer armas e, actualmente, desapareceram já as ferrarias dos suplícios."(Descrição retirada de “Colares” de Maria Teresa Caetano)




Post relacionados:
-Pelourinhos de Sintra-pressionar
-O Pelourinho (contemporâneo) da Vila Velha de Sintra-pressionar

Comentários

Zé-Viajante disse…
Uma surpresa saber que Colares já foi Concelho.
Hoje acharía que grandes cidades como Algueirão-Mem Martins, Cacém, Queluz deveríam ter Concelhos próprios.
pedro macieira disse…
Viajante,
Colares tem um valor patrimonial muito rico, assim como a sua história. Hoje é pena assistir-se ao que está acontecer na Várzea de Colares, núcleo comercial, que de um momento para o outro se tornou num local um pouco abandonado, pelo fecho de algum comércio que tornava aquela zona muito frequentada.
Um abaraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar