Colares em porcelana

Por mero acaso encontrei um folheto de 2006, com a apresentação de uma curiosa colecção de pratos em porcelana com “um filete de ouros de 18 quilates” e com desenhos “pirogravados na porcelana a mais de 740ªC”,alusivos a Colares.

Os pratos com os seis “deslumbrantes motivos”, em “Obra jamais vista que faz viver a alma de Colares” são estes:


1:Igreja Matriz

2:Centro de Saúde

3:Caves Visconde de Salreu

4:Bombeiros

5:Caves de Colares (Adega Regional)

6:Correios


Comentários

Anónimo disse…
Caro Pedro Macieira,

Com alguma regularidade visito o seu blog e é-me grato verificar que é um eximio reporter das coisas da nossa terra.
No que respeita à Colecção de Pratos de Colares, compreendo a inserção da sua referência mas como mera curiosidade. A meu ver, tal "obra" é de mau gosto e de má qualidade.
Além disso, não compreendo, p.e., qual o mérito do edifício do Centro de Saúde para nela ser reproduzido e excluir o Pelourinho Manuelino de Colares, que, salvo erro, é monumento nacional.
A entidade promotora da colecção apenas viu a oportunidade do lucro e, a meu ver, prestou um mau serviço à nossa terra.
JAIME CORVO / Colares
pedro macieira disse…
Caro Jaime Corvo,
Agradeço a sua visita e o seu comentário. A referência sobre a colecção de pratos,de gosto duvidoso era de facto uma curiosidade, que se enquadrava na temática do blogue, como refere.
O marketing dos nossos tempos tem destas coisas; a opção do Centro de saúde um imóvel adaptado recentemente, em vez do Pelourinho secular de Colares...
Um abraço
Natercia VA disse…
Nao vejo que tenha sido assim uma coisa tao ma fazerem esta coleccao de pratos pode ser de gosot duvidosos,mas pelo menos deu a conhecer coisas desta bela terra.E' melhor do que nada div ulgarem Natercia VA

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva