Quando o eléctrico chegava à Vila Velha de Sintra

Photobucket

 Uma interessante foto do eléctrico na Vila Velha, publicada na "Ilustração Portuguesa" II série nº31,  em 24 de Setembro de 1906. De notar também o aspecto que tinha o Largo Rainha D.Amélia, em 1906, com edifícios que o fechavam e que foram demolidos já no Séc. XX, uma das muitas transformações que o Palácio Nacional de Sintra sofreu ao longo dos tempos.


Em Junho de 1900 é constituida a "Companhia do Caminhos de Ferro de Cintra à Praia das Maçãs", mais tarde denominada  "Companhia Cintra ao Oceano". Em 1904 foram inaugurados os troços, Vila de Sintra - São Sebastião de Colares e São Sebastião de Colares - Praia das Maçãs. A partir de 1914 seria o tempo da "Sintra Atlântico."
*texto CMS

Comentários

Anónimo disse…
Uma fotografia muito interessante. O que estariam a vender na banca com chapéu de sol, ali do lado esquerdo, perto do Marco do Correio? Os pêssegos- rosa de Colares? Os saloios Parrameiros? Ou,quem sabe, as deliciosas Queijadas de Sintra, as da Mathilde, talvez, que eram as que o rei D.Fernando II mais gostava?.
ereis
pedro macieira disse…
Emilia,
A fotografia é talvez a melhor que eu conheço daquela época com o eléctrico, não consegui (ainda)muita informação sobre os edifícios que então rodeavam o Palácio, que durante vários séculos sofreu grande transformações.
Quanto aos pêssegos-rosa, talvez no mercado que existia em frente à Igreja...na banca talvez estivessem à venda queijadas.
Um abraço
pedro macieira disse…
Nota sobre o comentários anterior:
A melhor fotografia do eléctrico em 1906, na Vila Velha de Sintra,
nunu disse…
E X C E L E N T E. Parabéns
pedro macieira disse…
nunu,
Agradeço a visita e o comentário.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar