Frutas da Região

De entre as frutas tradicionais da região saloia, além dos Pêssegos Rosa, das Maçãs Reineta, dos Morangos e das uvas Ramisco e Malvasia utilizadas no famoso vinho de Colares – existe uma Pêra "lambe-os-dedos", que as pessoas com mais idade recordam com saudade mas que é quase impossível encontrar à venda.



Pêssegos Rosa,Maçãs Reineta, Uvas Ramisco e Malvasia

Pêra "lambe-os-dedos"
"Era uma pêra pequenina do tamanho de uma Clementina, com casca afogueada de verde e castanho de uma doçura invulgar. Aguentava muito pouco tempo, tanto na árvore como depois de colhida, é um fruto que para os dias de hoje não tem as características exigidas, hoje quer-se quantidade boa aparência, e só lá muito no fim é que vem a qualidade. Esta pêra é de muito boa qualidade, mas havia pouca produção, e é um fruto que só aparece nos saloios, ou seja aqueles produtores que ainda vêm vender à praça o produto das suas hortas e pomares.
Curiosamente este ano aqui numa mercearia em São Pedro, havia pêra "lambe-os-dedos".
Informação que o amigo Carlos Santos (Caínhas) nos fez chegar.


Photobucket

LAMBE-LHE OS DEDOS. Peras de -: especie de pera mui gulosa, succosa.
*Dicionário da Lingua Portuguesa: Composto por António de Moraes Silva 4ªEd. 1831, Volume 2, encontrado- aqui


É pois a Pêra "lambe-os-dedos", a razão do post/apelo de hoje. Poderá algum leitor do blogue, ter informações que possibilite encontrar esta afamada pêra, ou mesmo uma pereira, que seja possivel fazer uma foto?

Agradecimentos:
Aos amigos Raul Martins e Carlos Santos (Caínhas), que motivaram esta tentativa de encontrar as Pêras "Lambe- os- dedos".

Comentários

Anónimo disse…
Olá
Estou muito interessada na conservação das variedades tradicionais e adorava ter uma pereira destas. Se tiverem informações, pf digam. Eu pago com a primeira colheita da pereira :) Obrigado
Sandra

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar