O 121º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Colares

Photobucket
Com a presença de várias entidades convidadas, decorreram ontem as cerimónias de encerramento das Comemorações do 121ª Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Colares.

A necessidade de apoio técnico à familia Real que vinha frequentemente para Sintra, terá sido um dos motivos da criação pelos Bombeiros da Ajuda desta sua 5ª Esquadra, e que Eduardo Rodrigues Costa, industrial muito conceituado em Colares, que pertencia ao corpo da Real Associação dos Bombeiros da Ajuda, tenha sido nomeado seu primeiro chefe, vindo mais tarde a ser Comandante da nova corporação de bombeiros.

Oportunidade para transcrever do livro “Cem Anos Fazendo o Bem,” de António Caruna, algumas memórias históricas relacionadas com esta centenária Associação, publicadas no Quinzenário Ilustrado “O Bombeiro” do Porto que se intitulava como "Orgão Oficial dos Bombeiros Voluntários”:


Collares- Inaugurou-se no dia 9 passado a corporação de voluntários, correndo todas as despezas de material e uniformes por conta do iniciador o sr. Eduardo Rodrigues da Costa.”
In nº17, de 1.4.1880

Ajuda – Inauguraram mais uma esquadra em Collares. Para solemnisar este acto a que compareceu quasi toda a corporação; houve um jantar em que trocaram os mais enthusiastos brindes.”
In nº18, de 15.4.1880

Ajuda – vão construir Cavallariças annexas à esquadra do palácio da Ajuda, para maior promptidão de socorros.
-está em construcção um carro de mangueiras que transporta uma pequena bomba de supporte, despesa feita pelo chefe de esquadra de Collares o Sr. Eduardo Rodrigues da Costa e pelo mesmo cavalheiro oferecido à esquadra.
-Foi agraciado com o hábito de Christo o Sr. Eduardo Rodrigues da Costa, chefe da esquadra de Collares.”
In nº21, de 1890

Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket

Comentários

Caínhas disse…
Parabéns aos Bombeiros de Colares, onde alguns amigos meus prestavam serviço, não sei se ainda fazem parte, porque muitos já passam dos sessenta e a outros dos setenta.
De qualquer modo, a obra está lá os antigos e os actuais membros da corporação têm-se esforçado por manter uma Associação mais que centenária, cheia de vitalidade.
Muitos anos de vida aos Bombeiros de Colares.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar