Quinta da Amizade e Vila Sassetti

VilaSassetti 21905
 A convite da PSML visitámos em Maio a Quinta da Amizade e a Vila Sassetti  -publicamos hoje algumas notas históricas e fotos da casa desenhada por Luigi Manini.

 A Vila Sassetti, construída entre 1890 e 1894, sobranceira à Vila Velha, cujo projecto, Victor Carlos Sassetti, que foi dono dos Hotéis Bragança, em Lisboa, e Victor, em Sintra, encomendou ao seu amigo arquitecto Luigi Manini, mais tarde autor da Quinta da Regaleira e do actual hotel do Buçaco.

VilaSassetti 1905 
 (Fotos "Cintra Pinturesca" de António A.R. da Cunha ed.1905)
 


Notas históricas sobre a Quinta da Amizade e Vila Sassetti

"A  «Quinta velha» que terminava  junto ás muralhas do Castello dos  Mouros foi adquirida por um grupo de capitalistas, e por elles dividida em vários  lotes, sendo atravessada pela estrada para Pena, por Valle dos Anjos, que elles fizeram construir á sua custa, dando-lhe o nome de Avenida Marquez de Pombal, em homenagem ao antigo possuidor dos terrenos que atravessa. No vulgo  era conhecida esta estrada por «estrada da Quinta Velha», ou «estrada do syndicato», até que ultimamente a  Camara Municipal resolveu dar-lhe o nome de  Avenida D.Amelia, em homenagem á  Rainha Senhora D. Amelia, grande admiradora das bellezas  de Cintra.
É nos terrenos da «Quinta Velha» que estão construídos os chalets dos srs, Biester, Lima Mayer,Victor Sassetti, e muitos outros egualmente dignos de nota."
 "Cintra Pinturesca" de Antonio A.R. da Cunha de 1905:

(  ortografia e acentuação conforme o texto original)

ASassettiCottage2012

Comentários

Graça Sampaio disse…
Lindo!!! Também gostava de visitar...
Anónimo disse…
A Revista "Vária Escrita" Nº 11(2004), Câmara Municipal de Sintra, publicou um extenso artigo (ilustrado com fotografias muito interessantes) intitulado: "A Vila Sassetti, Projecto do Cenógrafo-Arquitecto Luigi Manini", de Denise Pereira e Gerald Luckhurst.
Vale a pena passar os olhos para ficar a saber mais sobre o bonito chalet que Victor Carlos Sassetti mandou construir "dissimulado entre os penhascos da serra, próximo das velhas muralhas do Castelo dos Mouros".
emília reis

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar