Sintra:Unidade Técnica da Assembleia da República propõe redução de 9 freguesias

Hoje, pelas 21h, realizam-se  assembleias de freguesia extraordinárias em Monte Abraão, Pêro Pinheiro, Santa Maria e S. Miguel, São Martinho e São João das Lampas, para discutir as propostas da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) para a fusão de freguesias.
Ver mais aqui

Uma outra reforma administrativa, em 24 de Outubro de 1855,  extinguiu o Concelho de Colares, integrando-o como freguesia do Concelho de Sintra, os bens da extinta Câmara de Colares foram integrados no património municipal de Sintra.


A Villa de Collares na revista  "Occidente" de 21 de Novembro de 1886
pelourinhooccidente


A Villa de Collares pertence ao concelho de Cintra e está situada 30 Kms ao NO. de Lisboa, muito proxima do Oceano. É povoação antiquissima e anterior á fundação da monarchia, não se sabendo o nome que tinha na antiguidade. Sobre a sua denominação de Collares, conta-se entre outras histórias, a de uma moura, que empenhou os seus collares preciosos para edificar n’aquelle sitio um formoso castello.
Entre os habitantes corre a tradicção de que umas ruinas que existem proximas do pelourinho, e que se vêem na gravura que publicamos, são os restos da tal edificação mandada fazer pela moura.

Nós não cremos em tal, porque essas ruinas não teem vestigios de edificação mourisca, além de nos parecer a historia dos collares, pouco auctorizada para dar o nome á villa. Acreditamos muito mais no esplendido vinho e nas magnificas fructas que Collares produz, no seu bello clima e na sua ridente paizagem que nos encanta. D.João I para recompensar os serviços de D.Nuno Alvares Pereira, deu a villa de Collares a este varão, logo depois da batalha de Aljubarrota, dadiva que passou aos seus descendentes, depois á infanta D.Beatriz, mãe de el-rei D.Manuel, entrando na posse do Estado por morte d’esta senhora.

Revista "Occidente", 21 de Novembro de 1886

*Ortografia e pontuação conforme o original

http://riodasmacas.blogspot.pt/2009/01/o-pelourinho-de-colares.html

Comentários

Anónimo disse…
As assembleias de freguesia realizam-se hoje, dia 20; amanhã é a Assembleia Extraordinária da CMS.
pedro macieira disse…
Anónimo,
Agradeço a correcção(já corrigido).A razão do lapso deriva do texto ter sido escrito no dia de ontem.
Cumprimentos
Graça Sampaio disse…
Que lindo desenho do Pelourinho!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar