O estranho caso do Hotel Netto
Desde que foi criado este blog, temos por diversas vezes chamado à atenção para a situação de degradação em que se encontra o antigo Hotel Netto, no centro histórico de Sintra – houve nos últimos dias alguns desenvolvimentos para uma solução daquele imóvel, que passamos a relatar.
No início de 2013, constou que a Parque de Sintra Monte da Lua (PSML), teria intenção de comprar o antigo Hotel Netto em Sintra. Abordando o assunto mais tarde, com um responsável da PSML – foi-me respondido que a proposta tinha sido feita, mas os acionistas não teriam aceitado.
Este mês surgiu a notícia que a PSML, teria comprado o Hotel Netto, para instalar um Hostal.
Durante esta semana e após a última Assembleia Municipal da CMS, foi deliberado utilizar o direito de preferência e comprar o Hotel Netto para a instalação de Hostal...
Se é positivo para Sintra e para o seu património a recuperação de um espaço com história no centro histórico de Sintra? É!
Só não se compreende que havendo uma instituição que tem tido uma actividade muito positiva na gestão, recuperação e reclassificação do património Sintrense, como a PSML, e estando já em curso condições e apoios financeiros para a sua aquisição, a autarquia Sintrense tenha ultrapassado o que já tinha sido ultimado pela PSML - sublinho que a CMS é acionista da PSML.
Ora em Sintra existem outros locais que necessitam de ser recuperados, mesmo no centro histórico.O caso do antigo hospital da Misericórdia, a Casa da Gandarinha, as casas do Rio do Porto, na Portela de Sintra o antigo Cinema, pertença do comendador Justino etc,etc.
Casa da Gandarinha no centro histórico
http://riodasmacas.blogspot.pt/2007/04/pequenas-histrias-de-sintra-patrimnio.html
A Casa da Gandarinha, que se encontra na estrada para Vila velha, a 500 metros do Palácio de Valenças, foi deixada em testamento pela Viscondessa de Gandarinha a uma obra católica de protecção a raparigas com problemas e sem família e nela funcionou até 1974, um internato.A partir dessa data deixou de funcionar e foi votada ao abandono. Na altura do segundo mandato de Edite Estrela na Câmara de Sintra, o imóvel foi vendido a um privado, com o objectivo de o transformar em hotel.
E começaram as obras.Fizeram grandes escavações nas traseiras, construíram uma muralha de cimento armado, cortaram árvores, etc.Só que a família da Viscondessa de Gandarinha, (Pinto Leite), ao ter conhecimento da venda do imóvel, recorreu ao tribunal e impugnou a venda, e as obras terão sido embargadas até hoje.....
http://riodasmacas.blogspot.pt/2008/02/arte-pblica-ou-desleixo-no-centro.html
Uma vista das ruínas, da Volta do Duche
Transcrevendo, parcialmente o artigo de João Cachado no “J.S”:
“Basta passear pela Volta do Duche, passar a zona reentrante de estacionamento, em frente à fonte romântica de inspiração mourisca e, à cota baixa, olhar o Rio do Porto.
Ali está, se quiserem, o novo ex-libris de Sintra: uma casa pombalina arruinada, parcialmente embrulhada nos painéis já rasgados duma farsa performativa de pseudo intervenção urbana, painéis comidos pela lógica de máscara, de uma Sintra do esconde-esconde, do tapa o Sol com a peneira.”
Comunicado da PSML
A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A., empresa de capitais exclusivamente públicos que gere as principais propriedades públicas em Sintra, de que são acionistas o Estado, representado pela Direção Geral do Tesouro e Finanças, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra, recebeu, em setembro de 2012 (DL 205/2012, de 31 de agosto), a gestão do Palácio Nacional de Sintra.
Imediatamente depois, contactou a empresa Tivoli Hotels e Resorts, proprietária da ruína do ex-Hotel Netto, com vista a estudar uma solução para a recuperação desta ruína, visto que se situa ao lado do Palácio de Sintra.
A Tivoli Hotels, manifestou disponibilidade em vender as ruínas do ex-Hotel Netto. Contactados os acionistas, estes vieram a concordar com a proposta de aquisição das mesmas por 600.000 euros. Esta proposta envolveu o estudo da sua adaptação a residência jovem/hostel, de modo a viabilizar a sua recuperação e vitalizar o Centro Histórico de Sintra.
Sempre com a concordância dos acionistas, a recuperação do ex-Hotel Netto foi candidatada, com sucesso, ao Programa Reabilitar para Arrendar promovido pelo IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana).
A Câmara Municipal de Sintra deliberou hoje exercer o direito de preferência nesta aquisição, que legalmente lhe assiste por o imóvel se situar na Zona de Proteção do Palácio Nacional de Sintra, monumento nacional.
Comentários
Cumprimentos
Miguel
Diz-se!
Diz-se tanta coisa, algumas hão-de bater certo.