Notas sobre o Palácio da Vila de Sintra

Foto de José Artur Leitão Barça/1906?/ Arquivo Fotográfico da CML

Notas sobre o Palácio Nacional de Sintra

 O palácio da VIla de Sintra sofreu várias transformações ao longo do tempo, e  a imagem que hoje temos do largo que permite o seu acesso nem sempre foi assim.


«Do tempo de  de El-Rei D.José duas catastrophes, temos a registar, ambas funestas para esta joia de architectura “sui generis”.
O terramoto de 1755 e a reconstrução pombalina».
José Alfredo Azevedo ( historiador de Sintra) 

"Ora as catástrofes não ficaram por aí e depois de 1910 o tal "enorme edificío" que ladeava (quase uma muralha lateral) o palácio  foi demolido, assim como os altos muros do lado direito que o cercavam" - dando lugar ao largo D. Amélia dos nossos dias.
(...)

As casas desligadas do núcleo principal de construções, das quais ainda me lembro  e que formavam um pátio interior(demolidas depois de 1910) faziam um ângulo recto, acompanhando um dos ramos a Calçada de Pelourinho,(...) e cujas abóbodas apareceram quando há anos se construiram os sanitários actuais ."
Jose Alfredo Azevedo




 photo Vilaelectrico.jpg

 Uma foto rara do eléctrico na Vila Velha, publicada na "Ilustração Portuguesa" II série nº31, em 24 de Setembro de 1906. De notar o aspecto que tinha o Largo Rainha D.Amélia, em 1906, com edifícios que o fechavam e que foram demolidos já durante o Séc. XX, uma das muitas transformações que o Palácio Nacional de Sintra sofreu ao longo dos tempos.

Comentários

Graça Sampaio disse…
O nosso querido Sr José Alfredo que tanto e tão bem escreveu sobre Sintra! Tive o prazer de o conhecer e de o encontrar quase diariamente nos meus bons velhos tempos de Sintra!
Zé Maria disse…
Também tive o prazer de conhecer o José Alfredo. Estava a fazer um trabalho da escola, em 1983, sobre Os Maias, e ele convidou-nos a ir a sua casa fotografar uma gravura do Hotel Nunes, que existia no lugar do Tivoli. Acho que ainda tenho esse slide guardado algures. Gostei muito de o conhecer.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar