Câmara Municipal de Sintra atribuiu medalha de mérito municipal aos Diamantes Negros


 Texto de um despacho da Agência Lusa de 8 de Maio de 2014


A Câmara de Sintra atribuiu uma medalha de mérito municipal aos Diamantes Negros, banda local que este ano comemora 50 anos sobre o primeiro concerto, e que actua no próximo Sábado, no Centro Cultural Olga Cadaval.
A banda Diamantes Negros nasceu oficialmente a 25 de Janeiro de 1964, formada por Álvaro José Silvestre, viola ritmo, Carlos Rodrigues, saxofone, Carlos Henriques “Xixó”, piano, guitarra solo e voz, e Carlos José “Caínhas”, bateria.
Álvaro e “Caínhas” começaram por dar autênticos concertos de harmónicas de boca no largo ou na escadaria do Palácio Nacional, na Vila Velha, como é lembrado numa nota biográfica da banda. Os ensaios na garagem de Carlos “Xixó” passaram mais tarde para a Sociedade União Sintrense. O grupo ficou completo com Carlos Rodrigues, saxofonista da Banda Filarmónica de S. Pedro. O nascimento oficial dos Diamantes Negros, numa sala lotada da Sociedade União Sintrense, foi assinalado com a reinterpretação de temas dos Shadows, Beatles e Beach Boys.
A banda alargou-se a um quinto elemento, Luís Cardoso, tendo a partir de então a formação actuado com sucesso em festivais e concursos, na televisão e até para uma fotonovela. A gravação de um disco em 1965 ampliou a popularidade do grupo.
Em 1967, ficaram em segundo lugar num concurso nacional de bandas, no Cinema Império, em Lisboa. Em 1965, tinham superado as eliminatórias do Concurso Yé-Yé do Monumental, vencido pelos Sheiks, grupo formado inicialmente por Paulo de Carvalho, Fernando Chaby, Carlos Mendes e Jorge Barreto, com o qual partilharam notoriedade, durante algum tempo.
A guerra colonial separou o grupo, embora só em 1976 tenha deixado de atuar. Mais tarde, em 2003, a banda voltou a juntar-se por ocasião de um concerto de “regresso” à música dos anos 60, no auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Desde então, a formação, agora composta por “Caínhas”, Luís Cardoso, “Xixó” e Jaime Pereira, tem atuado em festas regionais, como aniversários de colectividades e acções de solidariedade.
O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), propôs, na última sessão do executivo municipal, “a atribuição de uma medalha de mérito municipal – grau prata ao grupo Diamantes Negros, pelo elevado mérito artístico e pelos serviços prestados em prol da cultura e do município de Sintra”.
Para uma nova “prova de vida” e reavivar a nostalgia dos primeiros tempos do “rock”, os Diamantes Negros prometem voltar a animar o auditório do Olga Cadaval no sábado, 10 de Maio.
@Lusa


 Concerto dos Diamantes Negros, Sábado 10 de Maio  21h30, em Sintra no Centro Cultural Olga Cadaval

 *Nota do blog: Texto alterado para a ortografia anterior ao actual acordo ortográfico


Comentários

Graça Sampaio disse…
E bem merecem, os meus queridos Diamantes! Afinal, lá estarei, no Olga Cadaval no próximo sábado.

Até lá...

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar