Trabalhos de consolidação da arriba das Azenhas do Mar iniciam-se esta semana

Após mais de oito anos a aguardar uma intervenção na arriba das Azenhas do Mar - chegou agora a intervenção esperada. Os trabalhos iniciam-se esta semana e será o fim de um local, que foi um ponto de encontro nos fins de tarde de sábados e domingos - o snak-bar da dona Rosalina Arrais, o Mirazenhas, que em 2006. foi encerrado e que agora irá desaparecer definitivamente.

Memória do Mirazenhas
(de um post do rio das Maçãs de 26/08/2006)
Ontem voltei lá, encontrei aquele espaço fechado e com diversos apelos da dona ,Rosalina Arrais colados nas portas , pedindo apoio para continuar aquele projecto e inverter aquela situação .Como o comunicado traduzia o meu pensamento sobre aquele lugar que frequentava há muitos anos, mesmo nas anteriores gerências que aquele espaço teve, transcrevo algumas frases que me parecem retratar de algum modo o pensamento dos seus mais frequentes utilizadores.

“Acabaram-se as tardes serenas á beira-mar sobretudo os queques da Lena ou as tortas de laranja”

“Acabou-se a amena cavaqueira dos amigos habituais que com desculpa de um cafézinho se reuniam domingo após domingo durante todos estes anos.”

“Acabou-se assim os fins do dia a comer os famosos caracóis da Lena”

Acabou-se assim mais um espaço, que mesmo que seja instalado em outro lugar nunca será o Mirazenhas que temos na nossa memória.


*Agosto de 2006

 
Notícia do Diário de Notícias, sobre  os trabalhos de consolidação da arriba das Azenhas do Mar
"Os trabalhos de consolidação da arriba sul nas Azenhas do Mar, no litoral de Sintra, iniciam-se na próxima semana e incluem a demolição do snack-bar abandonado no miradouro.
A empreitada de estabilização das arribas foi hoje consignada pela informou fonte da Agência Portuguesa de Ambiente (APA) à empresa Tecnasol - Fundações e Geotecnia, pelo valor de "cerca de 270 mil euros, mais IVA [imposto sobre o valor acrescentado]".
O estaleiro será instalado no início da próxima semana e a obra terá a duração de três meses e meio. A demolição do pequeno snack-bar devoluto permitirá recuar ligeiramente o muro de proteção do miradouro e manter os visitantes afastados da área mais crítica do topo da arriba.
Os trabalhos vão incluir o preenchimento com betão das cavidades na arriba instável e revestimento com pedra e argamassa para minimizar o impacto visual da intervenção.
"O estacionamento também vai ser reduzido, para que as pessoas possam desfrutar da vista e reduzir a carga dos veículos sobre a arriba", explicou um participante na visita de trabalho ao litoral sintrense, que juntou técnicos da APA, da empresa, da Junta de Freguesia de Colares e da Câmara de Sintra.
Na empreitada está incluída a construção de um muro de proteção na chamada "boca do Ancão", para travar a erosão provocada pelo mar na arriba junto à estrada que liga à Praia das Maçãs, na proximidade da escola primária das Azenhas do Mar.
O secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, estimou em janeiro um investimento de 1,2 milhões de euros para a consolidação das arribas nas Azenhas do Mar, de um total de 4,5 milhões para o litoral de Sintra.
A obra insere-se no litoral do Programa Operacional Valorização do Território (POVT).
No final do ano deve ser lançada a estabilização da arriba norte, onde se aninham as casas da localidade e que constitui uma das imagens turísticas da região. A recuperação das piscinas deve ser incluída no projeto.
A Praia das Azenhas do Mar não foi considerada zona balnear e o concessionário adiantou hoje que, devido aos estragos provocados pelo mau tempo, "as piscinas não vão estar abertas", por motivos de segurança.
Os técnicos da APA visitaram depois a praia da Aguda. A autarquia pretende reabilitar as escadas na arriba, de forma a poder aumentar a segurança do acesso aos banhistas e das entidades de socorro, apesar de o areal não estar concessionado.
As escadas de acesso à arriba sul da Praia Grande, onde se situam os vestígios de pegadas de dinossauro, também serão recuperadas.
A escadaria, vedada com uma rede degradada, precisa de pequenos trabalhos de consolidação e limpeza e pode voltar a ser usada após sinalização dos riscos associados à erosão do litoral pelo Parque Natural de Sintra-Cascais.
O Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia anunciou esta semana obras de proteção e valorização em praias de 19 municípios afetadas pelo mau tempo, financiadas por verbas comunitárias, no total de 15,5 milhões de euros."

Notícia do Diário de Notícias de 16 de Maio de 2014

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3875830&page=-1


Fotos  das Azenhas do Mar e do Miradouro em 18 de Maio de 2014

Post relacionado de 2006:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2006/08/azenhas-do-mar-em-mar-baixa.html

Comentários

Fatyly disse…
Tantas vezes que fui tomar café a esse pequeno bar que primava pela simpatia.

Agora é que vão começar, pois claro...já tinham luz verde há muito mas Seara foi o que foi e Basílio agora deu inicio a tudo como manda o figurino. Enfim, uma tristeza por parte de todos que vivem da política e não para a política.
El Gato disse…
Tenho muitas saudades do Mirazenha!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar