Os 59 anos do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

Em 13 de Maio de 1955, faz hoje precisamente 59 anos ,foi inaugurado o Museu Arqueológico de Odrinhas, como regista o vespertino Diário Popular na edição de 13 de Maio de 1955

Notícia no Diário Popular de 13 de Maio de 1955



Museu de Odrinhas
"O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas assenta os seus mais profundos alicerces no Renascimento, quando alguém - muito provavelmente Francisco d’Ollanda - decidiu reunir em torno da antiga Ermida de São Miguel um apreciável conjunto de monumentos epigráficos encontrados por entre as ruínas romanas ainda então visíveis no local.

Mais recentemente, em 1955, a Câmara Municipal de Sintra tentou uma experiência inovadora para o seu tempo: a construção, em plena zona rural, de um pequeno núcleo museológico que permitisse voltar a reunir, em Odrinhas, as antiguidades entretanto dispersas, além de outras mais recentemente detectadas.

O actual Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, aberto ao público em 1999, é um projecto de arquitectura de Alberto Castro Nunes & António Maria Braga com a consultoria de Léon Krier, e programa museológico de José Cardim Ribeiro. Este novo espaço veicula os legados dos seus dois primordiais antecessores museais. Herdou, do  mais remoto, o espírito humanista e cosmopolita que foi apanágio do Renascimento e, do mais recente, colheu o vínculo privilegiado ao meio que o rodeia e à população rural do Termo de Sintra.

Meta aparentemente impossível, essa de juntar e harmonizar coisas pretensamente contraditórias: as raízes “localistas” da instituição e a fertilidade e o vigor dos seus ramos que apontam decididamente para fora, mesmo para além-fronteiras.(...)"

 Texto do Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas


Morada:
Av. Prof. Dr. D. Fernando d´Almeida,
Odrinhas, 2710 Sintra
Acesso:
E.N.247 (Sintra - Ericeira),

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar