Repovoamento de peixes na Ribeira de Colares (Rio das Maçãs)


O Aquário Vasco da Gama, o Centro de Biociências do ISPA e a Quercus, procederam a uma acção de repovoamentona última Quarta-feira, na ribeira de Colares (rio das Maçãs), libertando cerca de um milhar de  peixes, adultos e jovens,pertencentes à espécie Squalius pyrenaicus (escalo do sul). Os repovoamentos são efectuados em troços dos rios de origem (dos indivíduos inicialmente capturados para reprodutores) que apresentem características favoráveis à sobrevivência e reprodução dos peixes.




A reprodução em cativeiro está a ser desenvolvida no Aquário Vasco da Gama (organismo cultural da Marinha, em Algés) e em instalações do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) geridas pela Quercus, localizadas em Campelo, Figueiró dos Vinhos.

Fotos no rio das Maçãs em 30 de Março de 2014





Comentários

Fatyly disse…
Ainda ontem estive a apreciar essa pérola...e agora que se aproxima o verão e sabendo que é proibido pescar...oxalá que não voltem a pescar até patos e patinhos. O português só aprende com a respectiva sinalização e mesmo assim...não sei!!!!
pedro macieira disse…
Fatyly,
Esta acção de repovoamento que acompanhei é muito positivo para o rio das Maçãs (ribeira de Colares).Pois conforme nós os dois observamos, ainda é um rio vivo e este milhar de peixes novos irá se não houver qualquer anomalia ou intervenção do homem ter uma pouco de "sangue novo" para manter a sua biodiversidade.
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar