quarta-feira, março 15, 2017

A "Janela Azul" de Malta e a " Maraferama" da Praia da Ursa


A "Janela Azul" de Malta fechou-se para sempre

In Fugas/ Jornal Piblico,

''Icónico arco natural na costa da ilha de Gozo, em Malta, desabou depois de uma forte tempestade esta quarta-feira. O cenário é “desolador”, lamenta o primeiro-ministro do país.''

''O imenso arco que a natureza tinha esculpido na costa Oeste da ilha de Gozo, em Malta, formava uma moldura perfeita para encaixar o Mediterrâneo e as falésias rochosas, o cenário ideal para enquadrar as fotografias das férias. Era, por isso, um dos principais ícones turísticos da segunda maior ilha daquele arquipélago europeu. Foi ali que Daenerys Targaryen e Khal Drogo se casaram na primeira temporada de Guerra dos Tronos. Foi cenário de filmes como Choque de Titãs (1981) ou O Conde de Monte Cristo (2002)'' .


'Janela azul', famoso ponto turístico de Malta, desaba após tempestade O local da formação rochosa já serviu de set de filmagens para séries como 'Game of Thrones' e filmes hollywoodianos.


Texto e imagens sobre a do'Janela azul' de Malta do Jornal Publico/Fugas,
http://fugas.publico.pt/Noticias/370986_a-quot-janela-azul-quot-de-malta-fechou-se-para-sempre

A ''Maraferama'' da Praia da Ursa


yFiZKS2Zvj9vIf886MN91OBTAIPrjY8z

Foto publicada no"Guia de Portugal- Lisboa e arredores" Ed.1924

A Praia da Ursa, como é natural, tem ao longo do tempo sofrido o efeito da erosão, a natureza vai moldando lentamente as falésias e alterando as formas dos penedos que se encontram mergulhados no mar.
A existência de uma rocha como dois enormes arcos, "Maraferama", nos inícios do século XX, só existe nos poucos registos fotográficos da época, e na pintura de Alfredo Keil.

PraidaUrsaAlfredoKeil
Pintura a óleo de Alfredo Keil -também publicada a preto e branco na "Ilustração Portuguesa"de 22 de Abril de 1912

PraiaUrsa200932009
O mesmo ângulo, (foto de 2009) - 100 anos depois a imagem dos arcos, só nos registos fotográfico e no óleo de Alfredo Keil.

Cem anos depois, do desaparecimento da enorme rocha dos arcos, é o penedo conhecido pela "Ursa" que desmorona parcialmente, dando assim, início a um processo que nos próximos tempos irá inevitavelmente alterar as formas daquele penedo, que está ligado à lenda da própria praia.

PraiadaUrsa2011Final
A lenda diz que há muitos milhares de anos, quando a terra era uma enorme bola coberta de gelo, aqui vivia uma ursa com os seus filhos. Quando o degelo começou , os Deuses disseram a todos os animais para abandonarem a beira-mar, mas a ursa não o fez, pois ali tinha nascido e ali queria ficar.Os Deuses enfurecidos transformaram a ursa em pedra e os seus filhos em pequenas rochas dispersas à volta da mãe, que ali para sempre ficaram dando assim o nome à praia - Praia da Ursa.

Sem comentários: