A Correnteza, ou Alameda dos Combatentes da Grande Guerra na Estefânia
José Alfredo Azevedo no volume "Bairros de Sintra":
"Vamos agora entrar na artéria que tem esta designação (Alameda dos Combatentes da Grande Guerra), mas que os Sintrenses continuam a chamar «Correnteza».Antes da designação actual, chamou-se Avenida Barão de Almeida Santos (António A.S.) conforme se vê da acta da reunião da Câmara de 17 de Outubro de 1900."
O «Monumento aos Soldados Portugueses» que morreram na Guerra 1914 a 1918, antes da recuperação da Casa Mantero, hoje Biblioteca Municipal.
Comentários
E é com um desgosto enorme que vejo aquele espaço tão abandonado. Ainda ontem, ao fim da tarde, vi o estado lastimoso dos canteiros à volta da estátua do Soldado Desconhecido.A calçada mal tratada e suja.De dia, junto à Estátua, é um desplante de carros amontoados nos passeios. E onde está a animação da Correnteza? O aproveitamento total daquele Miradouro magnífico ? E foram embora, fugidas para S. Pedro, as Feiras do Livro e Artesanato ?
E ainda querem abri-la a meio para fazer um acesso a um Silo ?
Na foto ainda vejo as minhas janelas.
Mas vou desgostando mais da Freguesia de S. Maria !
Mas a continuar
Não sei como foi lá parar...
Beijos.
Aquele lugar realmente tem uma vista maravilhosa, a existência, de um excesso de carros estacionados, terá a ver com a dificuldade de estacionamento em Sintra,e também ao corte do trânsito feito na Av,heliodoro Salgado ,feito ainda na altura de Edite Estrela, na Cãmara e que obriga todo o trânsito que se dirige para a zona da estação ou para a Vila a passar pela Correnteza.
Um abraço
Obrigado pela visita.
Um abraço
podes dizer-me onde se situa exactamente este monumento ao soldado da 1ª G. M e a Alameda dos Combatentes da Grande Guerra.
O monumento encontra-se no Jardim da Correnteza, na Estefânia em Sintra -muito próximo da estação da CP.
Um abraço