Escola Básica do 1º Ciclo de Anços/Sintra

Photobucket

Photobucket

Na sequência das postagens sobre as escolas do Concelho de Sintra, que em consequência do actual reordenamento da rede escolar do 1º Ciclo foram encerradas - publicamos hoje as fotos da Escola Básica do 1º Ciclo de Anços/Sintra, que já não abrirá este ano lectivo. Não foi possivel obter mais informações do historial escola.

Foto antiga da sala de aulas da Escola Oficial das Azenhas do Mar

Photobucket
Foto não datada

Um Parecer de 1920 sobre a organização da Educação Física em Portugal

Um documento de 1920, com um parecer de uma comissão que apontava para a "organização eficaz de educação física", considerando a altura, se tivesse sido aplicado, Portugal seria diferente nos dias de hoje no que concerne à educação física e às proprias escolas - não haveria de certeza, 90 anos depois escolas primárias com as condições como a que encontrámos em Alvarinhos, ontem.
Parecer, de que publicamos as suas conclusões:

"Regulamento Oficial de Educação Física

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros da Guerra, Marinha e Instrução aprovar e pôr em execução o regulamento oficial de educação física. Paços do Governo da República, 26 de Fevereiro de 1920 -Helder Armando dos Santos Ribeiro -Celestino Germano Pais de Almeida - João de Deus Ramos.

A comissão nomeada por portaria de 31 de Maio de 1915 tem a honra de submeter à aprovação de V.Exª, o resultado dos seus trabalhos o -Regulamento oficial de educação física- destinado a servir de guia e base uniforme do ensino dos ramos fundamentais daquela educação - a gimnática, os jogos, a gimnástica aplicada e os desportos.

(...)

Terminando não pode a Comissão deixar de emitir os seguintes votos, cuja realização imediata é de um interesse capital para a causa da educação física:

Que o mais breve possivel comece a funcionar uma escola de educação física, devidamente organizada.

que se dêem aos professores de educação física ordenados e situação em relação às suas habilitações ou papel que devem representar na educação.

Que se dê a mais larga extensão possivel ao ensino, começando-o devidamente na escola primária, onde a sua falta se faz actualmente sentir e onde a sua acção seria bem eficaz, pelo que incide sôbre a grande massa de população.

Que a instrução de recrutas assente francamente nas bases propostas tendo em conta, antes da instrução militar, a preparação e adaptação física profissional.

Que se criem gimnásios com balneários anexos para todos os graus de ensino, piscinas de natação, jardins escolares e campos de jogos e se organizem prémios de estimulo a sociedades de gimnástica e desportos, como taças e mesmo subsídio pecuniários regulamentados."

Comentários

Graça Sampaio disse…
Belíssima a fotografia da sala de aulas na Escola das Azenhas. Que belo retrato da escola daquele tempo!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar