quarta-feira, setembro 08, 2010

Escolas Primárias de Sintra (Memórias)

Photobucket
Escola Primária de Fontanelas que em consequência do reordenamento da rede escolar do 1º Ciclo já não abrirá este ano escolar.

Escola EB 1 de Fontanelas

"Em 1920 o edifício destinado à Escola de Fontanelas encontrava-se quase concluído, a ter por base a notícia publicada num periódico sintrense 1. A iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal de Sintra, tinha por fito a criação de uma escola destinada a receber ambos os sexos. Contudo, nos anos subsequentes o projecto viria a deparar-se com algumas contrariedades, particularmente por razões de natureza financeira.
Na verdade , em 1921 o próprio governo mostrava-se sensibilizado pelo problema intervindo através da atribuição de um subsídio de 300 reis para finalização dos trabalhos, o que por motivo de prioridades orçamentais camarárias não obviaria à completa paralização da empreitada no ano seguinte.
Superadas as dificuldades as cerimónias de inauguração da Escola, viria a ter lugar no principio de Novembro de 1924.(...)"

1) Voz de Sintra de 23 de Novembro de 1920

Em "Sintra Escolas e Memória l" ed.Sta.Casa da Misericórdia de Sintra

Photobucket
A escola EB1 de Morelinho que também não irá abrir este ano escolar.

Recordações da Escola Primária de Morelinho
Photobucket

"Eu também andei na escola de Morelinho e também fui aluna da prof. Olivia e da Laurinda. Lembro-me de aquecer os pacotes de leite com chocolate no aquecedor a óleo e de ir pra escola contigo e com a tua mãe no vosso Mini branco. " (comentários do Blogue Primos de Colares )

-A inauguração do posto escolar do Mucifal -Aqui
-A antiga escola Primária de Colares- aqui
-Nota da CMS sobre o encerramento de 9 escolas do Concelho de Sintra -Aqui

Sem comentários: