quarta-feira, setembro 15, 2010

Escola Básica do 1º ciclo de Alvarinhos/Sintra

Photobucket

Photobucket
Esta Escola Primária de Alvarinhos/Sintra, em consequência do actual reordenamento da rede escolar do 1º Ciclo. já não abrirá este ano lectivo. Não foi possivel obter mais informações do historial desta pequena escola.


Escola Primária Oficial de Fontanelas

Photobucket

Escola EB 1 de Fontanelas

Inaugurada em 1924

"De modo notório, o plano de conjunto colhe grande afinidade com as linhas programáticas adoptadas por Adão Bermudes nas escolas primárias de 1898(...)
No exterior, encontramos sensívelmente a mesma definição de volumes, saindo perfeitamente diferenciadas a habitação do(a) professor(a) e a sala de aula, recebendo a residência importante destaque no conjunto.
Como notas contrastantes, em Fontanelas verificamos a inexistência do campanário e maior sobriedade na linguagem decorativa.(..)"

em Sintra -Escolas e Memória, ed. Sta.Casa da Misericórdia de Sintra

"Os edifícios escolares serão reconvertidos em equipamentos de apoio social às diferentes comunidades em que se integram."
Vice-Presidente Marco Almeida


do texto da CMS sobre a Resolução 44/2010 do Conselho de Ministros-aqui

Post relacionado:
- Escola EB1 de Fontanelas-
aqui

3 comentários:

Cristina Marques disse...

Dá pena tanto abandono. Bolas!

pedro macieira disse...

É verdade, mas também percebo agora melhor a razão (no Concelho de Sintra)do reordenamento das 9 escolas do 1ºciclo.
Abraço

Fatyly disse...

Este reordenamente foi um "mal" necessário e que já tinha começado 2009/2010.

Agora seria bom aproveitar esses espaços para outras coisas e até já dei a ideia: com tantos avós reformados e novos, pais desempregados porque não ocupar as crianças com brincadeiras, a fazerem trabalhos de casa, etc, etc?

Gostei imenso de saber as origens, e recordo-me da minha, que pelas terras vermelhas a guerra resolveu transformá-la em pó!