Nova escola em Varge Mondar (Sintra)

Photobucket
Publicado no Jornal da Região de 7 a13 de Setembro de 2010 -aut.João Carlos Sebastião

A nova escola EB1/JI de Varge Mondar, freguesia de Rio de Mouro, será oficialmente inaugurada em 5 de Outubro, e vai receber o nome de Fernando Formigal de Morais, o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Sintra, a seguir à implantação da República.

Segundo o Jornal da Região "esta escola vai receber os alunos das escolas EB1 e de Albarraque 4, situada no próprio bairro e de Albarraque 1, que assim fecham as suas portas".

Fernando Formigal de Morais era filho de Domingos José de Morais, fundador da escola do Morais em Sintra.
Photobucket
A escola do Morais iniciada no último período da monarquia, e terminada em 1910, foi desde logo associada à causa republicana, tendo o próprio Domingos José de de Morais oferecido o edifício à administração municipal. Nessa escola existia uma banda de música denominada a “Banda da Escola do Morais” formada pelos seus jovens alunos, que se estreou em 24 de Junho de 1911.

Actualmente a escola do Morais é desde o mês de Abril deste ano as instalações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). O edifício da escola foi adaptado para receber os serviços do centro de Lisboa Ocidental da ACT, que serve os Concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras.

Comentários

Pedro disse…
E o caderno lá se vai enchendo de desenhos...
Anónimo disse…
Está a fazer concorrência ao "Bonecos de Bolso" ...
ereis
pedro macieira disse…
Impossivel concorrer com os "Bonecos de Bolso" - por agora sou só um iniciado.
Abraços
Graça Sampaio disse…
Quem me dera saber desenhar assim! Parabéns!
Graça Sampaio disse…
Até me custa a crer que a Escola do Morais já não é escola! Tantos amigos meus (que depois foram para a saudosa Escola Académica) que fizeram lá a Primária! E tantos alunos da minha Mãe que foram lá fazer o exame da 4ª classe!
Tudo acaba, não é?

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar