segunda-feira, outubro 18, 2010

A fauna do meu jardim

Aproveitando os dias solarengos de Outono, os muros do meu quintal tornam-se óptimos solários naturais, para a fauna que gosta tanto de sol como nós humanos, que nos meses de Verão, ocupamos as praias a fazer o mesmo.

A Lagartixa-ibérica

Photobucket
A Lagartixa-ibérica (Podarcis hispânica) é um sáurio (grupo de répteis vulgarmente conhecidos por lagartos) de tamanho médio, alcançando 18 cm de comprimento total (incluindo a cauda, que compreende cerca de dois terços do comprimento do animal). A cabeça achatada e as órbitas salientes são características diagnosticantes da espécie. A coloração é muito variável. No dorso, os indivíduos podem apresentar tons que vão desde o castanho claro ao verde intenso. Nos flancos, é comum a presença de um reticulado mais escuro, verde, castanho ou preto.
Texto retirado daqui

Photobucket
Saciando a sede
Photobucket

Continua

5 comentários:

Fatyly disse...

Eu chamo as "sardaniscas" e só acrescento que em caso de se sentir atacada por exemplo por um gato, solta o rabo (que crescerá novamente) e enquanto este fica a rabiar e o gato de volta dele, ela foge a sete pés:)

Há quem tenha medo, eu não e são excelentes caçadores de mosquitos, melgas e moscas:)

As fotos estão fabulosas!

Anónimo disse...

Aproveitando "a boleia", referir uma situação a q assisti, Sabado.
Trata-se do abate de uma árvore (chorão) que tinha mais de vinte anos, plantada num pequeno espaço verde.
Incomodava, digo eu, os habitantes do prédio em frente. Não foi podada. Foi abatida.
No local existiu em tempos, além da árvore, baloiço e dois bancos.
Hoje, apenas um espaço, verde, por enquanto...
Local: R.Vale de S.Martinho, em Sintra.
A Junta: Santa Maria e S.Miguel.
Obrigado.

Anónimo disse...

Também abateram uma arvore (mais uma) no início da Volta do Duche do lado direito, onde as pessoas se sentavam à sombrinha, antes da Sapa.

carol disse...

Grrrrrrr! Que animais horripilantes! E não há por aí um gatinho amoroso que lhes corte os rabo?!...

Anónimo disse...

Olá pedro

Bonita a sardanisca tua vizinha, e que bem que ela ficou no "boneco". Sabes que ela está cuidar do teu jardim? Sim senhor está a limpá-lo de aranhiços, formigas e outros bicharocos, ao mesmo tempo que cuida da sua barriguita. Há uns tempos algures no algarve interior "ganhei" uma tarde a observar um camaleão - que bonito que ele era - faltou-me a tua máquina e atua mestria para poder documentar o evento.
Gostei muito
Um abraço
J.Brás