Sintra Antiga

O nosso amigo Carlos Santos - Caínhas, fez o favor de nos enviar uma preciosidade - uma foto do seu arquivo pessoal dos finais do Século XIX, junto ao actual Palácio da Vila, também referenciado em 1902, como Palácio Rainha D. Maria Pia.

Photobucket
Sintra fim do Séc. XIX -procissão Senhor dos Passos

"Envio-lhe esta foto do meu arquivo pessoal, era dos meus avós paternos.
Poderá ver como era a Vila velha antes das obras que deitaram abaixo a parte da frente do Palácio para dar origem ao que é hoje o Largo do Paço.

A foto é da procissão do Senhor dos Paços que deixou de fazer-se, eventualmente, após a implantação da República e com a perseguição à igreja.

Quando eu era pequeno lembro-me da minha catequista me dizer que a imagem era de muito difícil transporte, de facto é enorme (está na igreja de S.Martinho), o primeiro altar do lado esquerdo a seguir à porta da sacristia."

Carlos Santos -Caínhas

O Palácio da Vila em 1906

Photobucket
Uma foto do eléctrico na Vila Velha, publicada na "Ilustração Portuguesa" II série nº31, em 24 de Setembro de 1906. De notar o aspecto que tinha o Largo Rainha D.Amélia, em 1906, com edifícios que o fechavam e que foram demolidos já durante o Séc. XX, uma das muitas transformações que o Palácio Nacional de Sintra sofreu ao longo dos tempos.

Comentários

Graça Sampaio disse…
Bolas, Caínhas! Tens cá um acervo!Ainda bem que o partilhas connosco, via Rio das Maçãs. Por mim podem continuar - adoro ver estas imagens antigas!

Era mesmo o palácio da Rainha D. Maria Pia, esposa do Rei D. Luís, uma italiana muito bonita, muito vaidosa e com muito mau feitio, segundo dizem, que se retirou para esta palácio depois de enviuvar. Entretanto, a nora, a Raínha D. Amélia, passava grandes temporadas no Palácio da Pena, que amava.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva