segunda-feira, outubro 25, 2010

Ramisco e Malvasia regressam à Adega Viúva Gomes

Photobucket
 Adega Viúva Gomes

Dois enólogos, Tito Gomes e Elder Cunha decidiram criar uma marca própria de vinhos portugueses de qualidade. Este interessante projecto utiliza as melhores uvas de cada região de Portugal.

A Região Demarcada de Colares, a segunda mais antiga a seguir à Região Demarcada do Douro , é uma região vitivinícola conhecida pela suas castas Ramisco e Malvasia, plantadas em chão de areia que produzem o famoso vinho de Colares.
Photobucket A utilização das instalações da Adega Viúva Gomes em Almoçageme, ( com equipamentos próprios), para a produção do vinho tinto Ramisco e branco Malvasia - não deixa de gerar alguma admiração em habitantes de Almoçageme, por se voltar a fazer vinho de Colares na adega...
Photobucket AdegaBaeta241020104final

A produção esperada pela "Casca Wines", para o o ano de 2010, do Vinho de Colares, será de 300 garrafas de Malvasia e 400 de Ramisco
Para a produção do vinho de Colares são utilizadas as vinhas de A.Gonçalo Jacinto e de B.José Franco Fonseca, vinhas em chão de areia em cima do tradicional chão rijo de origem argilosa.




Photobucket


Este projecto, de fabrico do Vinho de Colares, utilizando o processo tradicional do cultivo da vinha em chão de areia é digno do maior louvor e terá certamente a possibilidade de aumentar a sua produção no futuro. Esta iniciativa é um importante incentivo para a continuidade dos métodos tradicionais do cultivo da vinha e reforça a esperança dos que como a Adega Regional de Colares, continuam a defender a manutenção do Vinho de Colares, como uma imagem de marca desta região.

1 comentário:

Caínhas disse...

Bem-vindos, dessa gente é que Sintra precisa!
Pessoas que aproveitem o que nós cá temos de bom.
Pode ser que voltem também os nossos pomares dessa zona de Colares abençoada, e, que tão boa fruta nos proporcionava.