Memórias da história de Sintra

Photobucket
"Nasceu em 1859.Residia em Sintra para onde tinha ido, ainda jovem,como farmacêutico. Foi durante alguns anos responsável pela farmácia da Misericórdia de Sintra. Resolveu, porém tirar o curso de Direito e, a partir de 1895, passou a exercer advocacia nesta vila.
Foi um dos mais activos politicos. Já no tempo da monarquia exercia actividade politica, tendo sido filiado no «Partido Progressista». A partir da implantação da República era o nome mais conceituado no bloco opositor ao P.R.P.
Foi duas vezes presidente da Câmara e desempenhou também o cargo de Membro da Maçonaria, a escolha do seu nome para determinados cargos como Presidente da Associação de Caridade de Sintra, reflete o seu prestígio pessoal na localidade.

Em 1925 foi eleito por 832 votos. O seu nome foi atribuido a uma das ruas da vila de Sintra."

Em 1923 o jornal "A Capital" publicava nas primeira páginas um incidente ocorrido na Câmara Municipal de Sintra durante o processo eleitoral


Photobucket


E também na edição do dia seguinte (1 de Abril de 1923) a "A Capital" publicava na 1ª página a resposta à carta do Dr. Virgilio Horta, publicada no nº anterior.

Photobucket

Créditos:
Foto e texto biográfico do Dr.Virgílio Horta, retirado de "Eleições Municipais em Sintra 1910-1926" da autoria de Maria Cândida Proença, Ed.CMS 1987

Comentários

Fatyly disse…
Muito interessante e gostei imenso de ter aprendido mais alguma coisa.

Outros tempos outras vontades...e embora, apesar dos pesares prefira os tempos actuais...a meu ver há vereadores e não só...a mais na nossa Câmara e não só!

Bom domingo
pedro macieira disse…
Fatyly
E empresas municipais...
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar