Os azulejos da Escola Oficial das Azenhas do Mar

No dia 14 de Agosto de 2010, publicámos um post sobre a ausência dos painéis de azulejos da Escola Oficial das Azenhas do Mar - criticando a falta de resposta aos nossos pedidos de informação sobre o assunto, que fizemos em 30 de Julho de 2010. Pedido de informações enviados para a CMS, EDUCA e Escola de Recuperação do Património de Odrinhas.
Quatro meses passados, a Escola continua sem os azulejos e nós sem qualquer resposta por parte destas três entidades.

Photobucket

Photobucket

Photobucket
Fotos de 21 de Novembro de 2010

E-mails de que recebemos a confirmação (automática) da sua recepção em 30/07/2010:


From: Geral CMSINTRA (geral@cm-sintra.pt)
Sent: Friday, July 30, 2010 8:27:47 AM
To: pedromacieira@hotmail.com
Serve o presente para informar que o seu e-mail foi, na presente data, recepcionado na Câmara Municipal de Sintra.
Mais se informa que o mesmo vai ser objecto de devido tratamento em função do seu teor.

Gratos pelo seu contacto.
O Gabinete Municipal de Apoio ao Munícipe e Controlo de Processos




From: GAM SINTRA (cm.sintra@mail.telepac.pt)
Sent: Friday, July 30, 2010 8:19:50 AM
To: pedromacieira@hotmail.com

Serve o presente para informar que o seu e-mail foi, na presente data, recepcionado na Câmara Municipal de Sintra.
Mais se informa que o mesmo vai ser objecto de devido tratamento em função do seu teor.

Gratos pelo seu contacto.
O Gabinete Municipal de Apoio ao Munícipe e Controlo de Processos

-A Escola de Recuperação de Património de Sintra - nem confirmou a recepção do nosso e-mail, nem deu qualquer resposta ao nosso pedido de informações.


"Escola Oficial das Azenhas do Mar, é um património importante da região, e o seu aspecto actual deixa preocupados todos que consideram a preservação do património edificado uma questão de grande importancia.
A existência de uma indicação no local, justificando a falta dos azulejos, ou um placard com foto/imagem da escola antes da retirada dos painéis de azulejos e a necessária data da conclusão da obra- eis alguns factos que demonstrariam por parte da CMS, respeito pela coisa pública."
Isto escrevemos em Agosto - quatro meses depois, não há qualquer justificação por parte da entidades envolvidas para não terem dado qualquer explicação ou tomado alguma iniciativa para informar que tipo de intervenção estaria a decorrer naquela escola, e por quanto tempo - considerando a importância do valor patrimonial e histórico da Ecola Oficial das Azenhas do Mar.

Foto da Escola Oficial das Azenhas do Mar com os painéis de azulejos antes do seu desaparecimento
item2

A Escola Oficial das Azenhas do Mar inaugurada em 1928, é uma imagem de marca das Azenhas do Mar. Ao longo do tempo tem sido um orgulho para as pessoas daquela localidade, que tem levado à letra a determinação do então Ministro da Educação Alfredo Magalhães : " A guarda e conservação desta escola é confiada ao bom povo das Azenhas do Mar" frase que está inscrita em azulejos no muro da própria escola.

Comentários

Anónimo disse…
Não desistas!
Graça Sampaio disse…
Também acho! Não desista! Até porque aquela escola é linda! E diferente das outras. E, para além de tudo, pertence ao povo das Azenhas do Mar. Completa!
Caínhas disse…
A voz que mais se tem feito ouvir sobre este tema, é a do Pedro Macieira.
Eventualmente alguém mais terá que se mobilizar. A Junta de Freguesia de Colares tem algo a dizer sobre este assunto, ou não?
Fatyly disse…
Também já me fiz ouvir e aguardo por reposta. Segundo informação no local...estão a restaurar, será?
Anónimo disse…
Se a escola pertence ao povo das Azenhas do mar, como é que retiraram os azulejos e eles não sabem deles?
Restaurar para que? Não vai deixar de ser escola?
pedro macieira disse…
Como é dito no post e está inscrito no painel de azulejos da própria escola desde a altura da sua inauguração -1928, "A Guarda e conservação desta escola está confiada ao bom povo das Azenhas do Mar", e isso tem acontecido, como em 2009 quando uma intervenção da empresa municipal EDUCA, destruiu parte do revestimento interior daa sala de aula:

http://riodasmacas.blogspot.com/2009/01/atentado-ao-patrimonio-na-escola-eb1.html

e também desta vez são os alertas dos habitantes das Azenhas do Mar que fazem saber o que se passa naquela escola.
Os tempos mudaram desde 1928 e hoje a conservação das escolas está atribuida a empresas como a EDUCA, que neste caso não tem mostrado grande sensibilidade para intervir num edificio património de Sintra e especialmente das Azenhas do Mar.

A falta de resposta que eu me queixo, é também a queixa dos habitantes das Azenhas sobre a reposição dos azulejos originais que ornamentam e escola há 82 anos.
Anónimo disse…
Eu tenho muita pena que não seja realmente o povo a tomar conta da escola, pois os azulejos estão a ser repostos sim mas, cadê os originais? Porque os que foram repostos não têm nada a ver com os que lá estavam (cor, qualidade do azulejo). Aquilo chama-se restauro ou substituição de um bem antigo e valioso por azulejos novos com o mesmo desenho? Vamos continuar a deixar subtrair àquela escola os lindos painéis de azulejos que ainda possui, os originais, mesmo?
E afinal quem é o povo? as pessoas, os órgãos autárquicos? Ou ambos que deveriam trabalhar em sintonia na preservação dos seus bens?
Anónimo disse…
Depois de ter enviado o último post aqui escrito pus-me em campo e, fonte fidedigna transmitiu-me:
- Efectivamente os azulejos da porta principal "ESCOLA OFICIAL" são todos novos (os antigos encontram-se dentro de um saco, todos partidos(foram retirados sem cuidado algum)
- Os da barra lateral, já colocados, foram devidamente restaurados (respeitando na íntegra a textura e cor dos originais) na E.P.R.P.S, Escola Profissional de Restauro do Património de Sintra, e também devidamente recolocados no seu local de origem utilizando as práticas antigas com que tinham sido colocados, acrescentando contudo novas técnicas para uma melhor conservação e preservação dos mesmos.
Esperando ter contribuído para esclarecimento de algumas dúvidas existentes...
M.O.
pedro macieira disse…
M.O.
Agradeço a sua informação sobre a destruição dos antigos azulejos, facto que eu já suspeitava. Lamentável a falta de cuidado com que se trata do património histórico por estes lados - o mesmo aconteceu com o seu interior quando foi destruído o revestimento de madeira da sala de aula pela empresa Educa. Preocupação constante da Comissão de melhoramentos das Azenhas do Mar, a quem foi entregue a vigilância da escola, na altura da sua construção - e que nunca conseguiu resposta por parte das entidades oficiais sobre o que se estava a passar naquela "recuperação".
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar