13 a 20 de Agosto Voltamos hoje a publicar um excerto do texto do Dr. Fernando Castelo-Branco, " Vestígio do culto de Diana em Portugal" - já publicado aqui, no blogue , por nos parecer oportuno para uma melhor interpretação das fotos, do dia da Festa de S.Mamede de Janas. "(...) Uma das mais curiosas dessas festividades e que melhor evidencia a sobrevivência do culto da deusa é a de S. Mamede de Janas. Trata-se duma romaria que se realiza na ermida de S. Mamede, na povoação de Janas, a cerca de 3,5 k. ao norte de Colares, nos dias 15 e 16 de Agosto de cada ano. Os lavradores da região, e mesmo das zonas mais afastadas, como por exemplo de Torres Vedras, aparecem aí nesses dias, acompanhados do seu gado – bois, burros e cavalos – e até de animais domésticos. Chegam em geral pela manhã, dão três voltas à igreja no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio e vão depois descansar. Antigamente entravam mesmo dentro da igreja com o gado. À tarde fazem o pagamento das p
Comentários
Mas os políticos Europeus, estão de barriga cheia, estão-se "borrifando", para manif's pacíficas!
Para se tornar incómodo este movimento tem que ser geral, Europeu, e mais frequente.
Os países gordos, Alemanha, França e Inglaterra, querem lá saber de portugueses, gregos e outros países de pé descalço. Bem podemos clamar no deserto que ninguém se interessa, a não ser que lhes toquem nalguma parte sensível.
Há muita imaginação, e uma barriga a dar horas!...
Falta "algo" nestas megas manifestações tão paradas!!!!
Que mais queriam ver ?
Tantos milhares de pessoas mostrando que estão "à rasca" mas, que sabem ser civilizados, não significa nada?
Fez-me saudades, lembrando-me o 1º de Maio, que poderia ter dado outros frutos, além dos que deu.
sintrense
Abraços
Ps -Seria muito bom que estivesse completamente enganado.
Excelente Manif, quase quase como no nosso tempo :)
Abraço forte.
Cristina
Também me vieram à memória outros tempos...
ereis
Pude observar que muita da "malta à rasca" na manifestação fumava, bebia, óculos, roupa e calçado de marca... à rasca? À rasca ando eu que não posso fugir a impostos e vender coisas sem fugir ao IVA. Vejo muita daquela malta no Bairro Alto mas nunca os vi a participar nas Assembleias de Fregusia e reuniões de Câmara... nem os mais velhos que acompanharam os mais novos. Parece-me que preferem as novelas e o futebol... Mas parece-me também já estar a ver o filme: qualquer dia temos os organizadores da manifestação, deputados de um partido de esquerda a ganhar 3500,00 por mês e a luta continua... essa é que é essa!
Deixem-nos ter um pouco de ilusões, foi um dia bonito :)
(Ninguém esperava resolver nada ontem mas, mostraram que existem que estão vivos !)
Estamos à rasca mas a culpa é deles, são eles que têm de tomar medidas para resolverem os problemas.
sintrense
Também lá estive com a minha préprecária, que ao cabo de seis duros anos de curso(MedVet), agora paga para trabalhar. Eu, já cota, nao sei se vai haver reforma após tantos anos a descontar, tal é o estado a que isto chegou.
Ah, tanta incompetencia(?)criminosa(?)a que nos deixá-mos entregar...
Ao anónimo da 10:00 pergunto aonde estava no 25 de Abril, e se nunca foi jovem? Porque há um tempo para divertir, para trabalhar e até para lutar. Por isso A LUTA PODE SER ALEGRIA.
Um abraço
J. Brás