A Cantiga é uma Arma *



Os Homens da Luta, foram os vencedores do 47º Festival RTP , com a canção ‘A Luta é Alegria’ - que ganhou por acumulação entre a votação das capitais de distrito e os votos telefónicos.Com este triunfo, os Homens da Luta vão representar Portugal no Festival da Eurovisão, em Düsseldorf, no próximo mês de Maio .

Outros festivais outras semelhanças

títulodiario-de-lisboa
Em 1972, uma votação dos leitores do Diário de Lisboa levou o José Afonso ao VII Festival Internacional da canção do Rio de Janeiro. Onde cantou 'A Morte Saiu à Rua', (homenagem ao pintor Dias Coelho, assassinado pela PIDE, em 1961, na Rua da Creche, em Alcântara).

capa1

Festival da Eurovisão 1973 - Fernando Tordo - Tourada

Música: Fernando Tordo Letra: Ary dos Santos

Não sendo considerado na época, Fernando Tordo, um cantor de intervenção, a "Tourada", com letra de Ary dos Santos, venceu o Festival RTP,em 1973 e representou Portugal no Festival da Eurovisão desse ano - com uma letra "encriptada",( forma de passar o filtro da censura), não deixou de perturbar os espíritos marcelistas, nos seus últimos tempos de poder.

Créditos
* Cantiga é uma Arma -Título de uma canção interpretada pelo GAC e José Mário Branco
-Capa da Revista R&T -encontrada- aqui

Comentários

Graça Sampaio disse…
Esta tem balas de esferovite, para não dizer pior.
Uma vergonha! Uma tristeza! Somos, de facto, uns tristes!
Caínhas disse…
Não consigo misturar música com a política, deve ser por dever de ofício!
A cantiga de intervenção tem o seu lugar, e o seu espaço, mas francamente, se das outras vezes, em que levamos aquilo a sério, é a miséria que se sabe, ninguém nos liga nenhuma. Desta vez vamos ser os bobos da corte.
O Festival da Eurovisão, deixou de ser um desfile de boa música há muitos anos.
Impera a excentricidade, e o espalhafato, ninguém entende a nossa língua, e quando aparecerem aqueles cromos!...
Pratos de Ouro disse…
http://sememmartinsnaotivesse.blogspot.com/
pedro macieira disse…
Carol,Caínhas,
A intervenção politica através da música, sempre aconteceu. Acredito que para alguns músicos este "aproveitamento", da sua arte, possa não ser bem aceite – mas reportando-me à música de intervenção, seja Joan Baez, José Afonso ou as Canções Heróicas de Fernando Lopes Graça , todos eles autores da música de intervenção que interpretavam, existe a utilização do meio musical para fazer passar a mensagem politica.
Os Homens da Luta, autores da música que abanou o decadente Festival da Canção, deram com a sua vitória, um safanão para criar uma discussão à volta de uma assunto que nos últimos anos ninguém ligava, e como diz o Caínhas "O Festival da Eurovisão, deixou de ser um desfile de boa música há muitos anos."
Quanto ao resultado será o mesmo das já 44 participações que Portugal já tem no Festival da Eurovisão, sempre na parte final das tabelas dos resultados.

O que mandamos à Merkel, parece para alguns envergonhar o País.Mas nesse aspecto temos muitos que nos antecederam que já obtiveram esse resultado. Pessoalmente considero que a presença do Homens da Luta, ( cuja canção na minha opinião até era a mais inteligente de todas as que estavam a concurso),num momento de grave crise económica e Social na Europa, com a Alemanha à cabeça na “liderança” tentando arrumar com os países com economias mais débeis, resultado de muitas politicas económicas tomadas sobre pressão da mesma Alemanha – é um sinal, uma resposta que poderá ter maior impacto do que muitas idas a Bruxelas...
Abraços
Anónimo disse…
A "cantiga é uma arma", isso a nossa história demonstra-o bem!
Os festivais da canção são uma tristeza, um negócio, etc..
Força Homens lutem por nós!
sintrense

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Festas de S.Mamede de Janas 2023