A Eugaria de Pancho Guedes

Photobucket

«Nos últimos cinco anos, desde a morte da companheira, Dorothy Ann Philips - "na universidade houve muitas namoradas, até que uma disse a verdade e casei com ela" -, Pancho tem vivido sozinho em Sintra, na Eugaria. Ali diz que consegue viver como sempre viveu. "Ali refaço a vida que tinha em África, rodeado de romenos e americanos, expatriados." "Na ilha de Sintra" refugia-se no arquipélago da Eugaria. Mas, e ainda que traga sempre consigo "uma infinidade de sonhos, inspirações vagas e baralhadas", enfrenta também a solidão.»

No jornal "Público" de 21 de Março de 2011

O "Casal dos Olhos" de Pancho Guedes na Eugaria
Photobucket

Photobucket
Photobucket
Amâncio d'Alpoim Miranda Guedes mais conhecido por Pancho Guedes, nasceu em 1925 é arquitecto, pintor, escultor e pintor modernista.É autor do "Casal dos Olhos", em Eugaria, perto de Colares. Estudou em S.Tomé, Guiné ,Lisboa, Lourenço Marques (actual Maputo), Joanesburgo e no Porto.Trabalhou no departamento de arquitectura da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo e na Universidade Lusófona, em Lisboa, durante o ano académico de 1996/97.

Comentários

Caínhas disse…
Eugaria, mais um paraíso perdido, desta Sintra de recantos e encantos.
Falo por mim, que só conheço a estrada velha de Sintra para Colares.
Anónimo disse…
só ????
Não é de cá? e não mora cá ?
Natercia disse…
Eugaria terra linda situada num sitio maravilhoso onde se respira o puro ar Colares
Natercia
Graça Sampaio disse…
Não conhecia este artista. Que ignorante sou! E aquele olho, terá a ver com o olho da Gnose, com o Grande Arquitecto?
Caínhas disse…
Resposta tardia, mas para não ser mal interpretado, cá vai!
Ao anónimo.
Sou de cá nascido e criado, felizmente, porque se fosse de outra terra teria certamente um desgosto profundo.
Sou da Vila Velha, nunca perdi as Chaminés do Palácio, de vista, a não ser quando me pagaram uma viagem por dois anos para Angola, em 1968/70.
Sobre a Eugaria, fui vago, queria dizer, que só conheço a Eugaria, do que se vê da estrada velha Sintra/Colares. Nunca parei na povoação para percorrer a pé as suas ruas.
Anónimo disse…
Foi meu professor de 1º ano de arquitectura, um dos melhores e que consegue motivar os alunos, uma inspiração para mim sem duvida. Ainda não sei bem onde fica "Casal dos Olhos", pelo google maps já vi por alto, só tenho pena que nunca tenha lá ido ver ao vivo e tão perto que lá estive.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar