A Eugaria de Pancho Guedes
«Nos últimos cinco anos, desde a morte da companheira, Dorothy Ann Philips - "na universidade houve muitas namoradas, até que uma disse a verdade e casei com ela" -, Pancho tem vivido sozinho em Sintra, na Eugaria. Ali diz que consegue viver como sempre viveu. "Ali refaço a vida que tinha em África, rodeado de romenos e americanos, expatriados." "Na ilha de Sintra" refugia-se no arquipélago da Eugaria. Mas, e ainda que traga sempre consigo "uma infinidade de sonhos, inspirações vagas e baralhadas", enfrenta também a solidão.»
No jornal "Público" de 21 de Março de 2011
O "Casal dos Olhos" de Pancho Guedes na Eugaria
Amâncio d'Alpoim Miranda Guedes mais conhecido por Pancho Guedes, nasceu em 1925 é arquitecto, pintor, escultor e pintor modernista.É autor do "Casal dos Olhos", em Eugaria, perto de Colares. Estudou em S.Tomé, Guiné ,Lisboa, Lourenço Marques (actual Maputo), Joanesburgo e no Porto.Trabalhou no departamento de arquitectura da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo e na Universidade Lusófona, em Lisboa, durante o ano académico de 1996/97.
Comentários
Falo por mim, que só conheço a estrada velha de Sintra para Colares.
Não é de cá? e não mora cá ?
Natercia
Ao anónimo.
Sou de cá nascido e criado, felizmente, porque se fosse de outra terra teria certamente um desgosto profundo.
Sou da Vila Velha, nunca perdi as Chaminés do Palácio, de vista, a não ser quando me pagaram uma viagem por dois anos para Angola, em 1968/70.
Sobre a Eugaria, fui vago, queria dizer, que só conheço a Eugaria, do que se vê da estrada velha Sintra/Colares. Nunca parei na povoação para percorrer a pé as suas ruas.