8º Aniversário da Alagamares

 photo Alagamaresefemeride_zps778bb119.jpg
Os Orbes Ir Indo

A Alagamares- Associação Cultural completa 8 anos dia 9 de Março de 2013.

" Projecto de carolas gisado em fins de tarde nos cafés de Galamares, Alagamares se lhe decidiu chamar, por ser esse o primitivo topónimo da aldeia onde a maioria dos fundadores morava e, porque tal como o mar alagava o rio das maçãs quando este era navegável, também assim se desejou, que como a água purificadora, o conhecimento e o desafio de alargar o espírito alagassem as mentes dos que connosco abraçaram este projecto. Fizemos colóquios e passeios, oficinas artísticas e debates, convívios e conferências. Não esquecemos valores locais, em carne e em pedra. Zelámos para que um chalé arruinado revisse portentoso a luz de Sintra e o seu cheiro inebriante. Demos a conhecer e aprendemos. E, apesar do mar revolto e dos pequenos adamastores, continuamos nessa senda, por vezes quixotesca, mas que por isso mesmo nos torna cidadãos mais reconciliados connosco próprios, caminhando na Estrada e não nas bermas, nesta terra com uma serra por sentinela, milenar guardiã e larvar berço de lendas e histórias, de mouros e cristãos, visionários e viajantes, aristocratas e feiticeiros, espantados com o sempre odorífico triunfo do verde e em presépio aninhando casas, palácios, fontes e miradouros, na pretérita lembrança do Cruges e Calisto Elói, de Garrett e Zé Alfredo, de Anjos Teixeira e M.S.Lourenço, da feiticeira Llansol e de Nunes Claro, ou mesmo até do Carvalho da Pena cavalgando na serra, druida da floresta e dos lagos.(...)"

De um texto da Alagamares,-Ler aqui


Dia 9 de Março a Alagamares celebrará o seu 8º Aniversário com a seguinte programação

10H- Roteiro pedonal do Soldado Desconhecido a Seteais revisitando 10 séculos de História de Sintra. Grátis, inscrições para o alagamaressintra@gmail.com Max 40 participantes.

NO LEGENDARY CAFÉ:
14h45m- Demonstração de yoga, por Maria João Bandarra. 50m. Entrada livre.”Alagamares Amares: Terra Natal de Gualdim Paes? O Sonho Índia seria o sonho templário?
15h50m- Renato Epifânio, presidente do Movimento Internacional Lusófono apresenta o último número da revista “Nova Águia”
16h15m- Tertúlia “Cultura e Cidadania em tempos de Incerteza” com Gabriela Canavilhas, José Manuel Fernandes, São José Lapa, Miguel Real, Sérgio Luís de Carvalho, entre outros
20h30m em diante- Música e poesia pelos amigos da Alagamares
22h22m- Spoken Word pelos Orbes Ir Indo



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar