Sessões de anilhagem de aves no Parque de Monserrate

FalcãoPeneireiro2012bblogue
Foto de  um Falcão Peneireiro (Praia Grande)

A partir deste mês todos os apaixonados pela avifauna terão oportunidade de participar, em Sintra, em sessões de anilhagem de aves. A iniciativa, promovida pela Parques de Sintra no âmbito do projecto BIO+Sintra, pretende sensibilizar os visitantes para a importância de preservação das espécies da Serra de Sintra e, a longo prazo, disponibilizar informações sobre o estado das populações de aves naquele local.

Os visitantes terão a oportunidade de assistir, durante a sessão, a todo o processo de anilhagem, incluindo colocação da anilha e registo das medidas das aves. Por outro lado, receberão explicações sobre cada passo, ao mesmo tempo que aprenderão a identificar as várias espécies capturadas. As sessões realizam-se na primeira quarta-feira de cada mês, no Roseiral do Parque de Monserrate.

A primeira sessão desta actividade ocorre já no próximo dia 13 de Março.

Conhecer as aves - Sessões de anilhagem no Parque de Monserrate
Local: Roseiral do Parque de Monserrate
Data: Primeira quarta-feira de cada mês (excepto feriado)
Horário: 10:00 às 13:00
Gratuito mediante aquisição de bilhete para o Parque de Monserrate

Mais informações em biomaissintra@parquesdesintra.pt /      telf. 219 237 300     
Texto da PSML

O mergulho do Falcão Peneireiro (Cabo da Roca)FalcaoMergulho1Blogue FalcaoMergulho2Blogue FalcaoMetrgulho3Blogue
Ver  mais sobre de Falcão Peneireiro, na Praia Grande aqui

O Peneireiro é um pequeno falcão que deve o seu nome à capacidade de peneirar, parecendo que fica suspenso no ar. Desta forma observa o chão procurando as suas potenciais refeições, geralmente a pouca distância do solo. O falcão Peneireiro, caça persistentemente, voando e peneirando, de cauda aberta, acima do solo. Assim que a sua presa é localizada, “mergulha” a pique para a atacar. As suas longas asas pontiagudas permitem-lhe um voo possante, rápido e ágil. A sua cauda é longa e as asas são arqueadas em forma de foice.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar