História quase infeliz com patos


Era uma manhã  em que mãe pata e os seus pequenos filhotes, recentemente nascidos, usufruíam  do enorme lago que se forma durante o Verão na Várzea de Colares.

Blogue4Patosriodasmacas223072013e

A existência de peixe (bogas?),leva muitos pescadores com as sua canas de pesca a utilizarem aquele local para as suas pescarias. Naquele dia havia além dos patinhos e sua mãe, pescadores adultos e outro mais novo.


Blogue3Patosriodasmacas223072013d

A inexperiência ou talvez a pouca consciência do pescador mais novo, e a falta de noção do perigo do que os humanos são capazes, por parte dos inocentes patinhos - permitiu que o pequeno bando se aproximasse do local onde estava a linha do pescador. E aconteceu o que não era o que eu pretendia assistir -um dos patinhos engoliu o anzol, ficando preso à linha com o anzol no seu interior.

A  experiência do pescador mais velho, permitiu puxar com a cana de pesca o patinho para terra , mas  nesse momento a pata mãe,  faz um enorme voo por cima do muro, e ataca furiosamente quem estava a fazer tanto mal ao seu filhote. Após algum pânico, foi possível afastar a mãe pata de novo  para água para junto dos outros filhotes.


Blogue1Patoriodasmacas22072013b

Blogue6Patosriodasmacas223072013c

Então, o pescador mais velho com arte e algum saber, com ajuda de uma pequena varinha metálica conseguiu retirar da garganta (?) do pobre pato o anzol que o tinha pescado... e devolvê-lo à pata mãe aflita, que ao vê-lo de novo na água veio buscá-lo e levou-o, com os outros filhos, e até hoje não mais os vi.

Nota: Esta história felizmente com um fim menos triste do que as circunstâncias indicavam, passou-se no dia 22/07/2013, e a  mãe pata  exemplar, faz parte de um grupo  de 4 Patos Mudos, que escolheram o rio das Maçãs como seu habitat há alguns meses. Habitat de um enorme bando de patos Reais.

Comentários

Anónimo disse…
Ja que os meninos não têm cabeça para prever as consequências dos seus actos, talvez fosse bom proibir ali a pesca. Pobre patinho!
Fatyly disse…
Por isso eles andam tão desaparecidos e ainda bem que não assisti à esta cena que esse senhor havia de se entender com outra mãe enfurecido: eu!
Caínhas disse…
Esta história felizmente teve um final felíz!
A natureza dá lições.
Isto sim é uma mãe de verdade, ao passo que nos humanos, bem recentemente, "pseudo-mães", largam fogo ao quarto onde estavam os seus filhinhos, e outros desmandos cruéis de completo desamor.
Fatyly disse…
Hoje não havia pato algum, avistei-os bem longe, mais para o lado dos bombeiros, pois haviam uns 6 pescadores-jovens-adolescentes no local que era deles.

Deveria ser proibido pescar ali, mas alguém quer saber disso?

pedro macieira disse…
Hoje passados tantos dias, nunca mais vi a exemplar pata e os seus patinhos no local do infeliz acidente com um dos seus filhotes.Mais um exemplo do cuidado e da percepção dos perigos que é conviver com os humanos.
Este caso deixou-nos triste, e com a indicação de que é incompatível as pescarias naquele local com a preservação do bando de patos reais e agora da família dos patos mudos que tanto alegra a Várzea de Colares - será necessário medidas no sentido de defender os patos e o seu habitat e proibir a pesca naquele local.
Abraços
Fatyly disse…
Que tristeza mas o caso irá mudar de figura...oh se irá!!!!!
Anónimo disse…
Felizmente o fotógrafo estava lá...
e o narrador deixa-nos um relato de uma tragédia com final (quase) feliz, porque eles não voltaram mais, por precaução.
"A MÂE CORAGEM", mãe pata, estremosa e previdente, merece bem que este episódio seja difundido por todo o lado, para que todos aprendam a não invadir o espaço que é dos outros.
Obrigado, Pedro.
J. Brás
pedro macieira disse…
João,
Passados estes dias em que fui testemunha deste triste acidente - e por um somatório de outras situações -considero que não deve ser permitido a pesca naquele local, porque coloca em perigo os patos que ali vivem, e não só.
Quanto à mãe pata e filhotes, continuam sem se deixar ver, até hoje.
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar