Nota sobre Urbanização de Sintra II

 photo EstradadoRamalhao1903_zps0d450e0a.jpg Estrada do Ramalhão 1903

"Não fazemos quaisquer transformações na rede dos arruamentos de Sintra, para que não sejam cortadas as árvores centenárias que orlam quase todas as estradas  e para que não sejam demolidas certas construções antigas de grande interesse. De resto a topografia do terreno e a natureza do solo
obrigariam a fazer obras muito importantes e muito dispendiosas, se se quisesse fazer, em vez dos arruamentos convenientes ao grande movimento duma cidade importante. Tais obras sendo ao mesmo tempo prejudiciais para a vegetação, seriam tanto mais úteis quanto ao certo que em Sintra não deve vir a ser uma grande cidade, sob pena de perder todo o seu carácter pitoresco e todo o seu interesse particular. Consideramos também que Sintra é um sítio de passeios e não um nó de grande circulação."

In :Urbanização de Sintra -Anteplano 1949 e Diário da República nº114 IIº Série de 16 de Maio de 1996

Comentários

Caínhas disse…
Pois é, mas esta maneira de pensar era do antigamente!
Embora eu também reconheça que estivemos muitos anos agarrados a esta tese, para deixar ficar tudo na mesma, atá à degradação total, ou quase.
pedro macieira disse…
Caínhas,
Õbrigado pelo comentário.De certo modo foram estes antigos planos de Urbanização de Sintra, que permitiram chegar aos dias de hoje a Sintra que (ainda) gostamos.Travando alguma "revolução" de betão que tantos anseiam.
Um abraço

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