Sobre as Pêras Pérola
-
Temos desde o ano passado acompanhado a produção (embora reduzida), de Pêras lambe-os-dedos, talvez da única pereira que existe actualmente em Colares - espécie em vias de extinção nesta região e que é lembrada com muita saudade pelos mais velhos. Pêra pequena em forma de cabaça, com tamanho considerada actualmente sem valor comercial, mas muito lembrada pela sua doçura.
- Por causa desta procura das Pêras lambe-os- dedos, surgiu nas conversas a existência de outro tipo de pêra, também pequena muito apreciada e ainda comercializada –a Pêra Pérola.
A razão da foto de hoje.
Curiosidade sobre o nome do Grupo Cénico Pérola da Adraga de Almoçageme
"Influenciado pelo Carnaval Brasileiro, Alexandre Mateus, começa por fazer pequenas variedades teatrais de rua, na altura desta época festiva. Nesta altura, alguém tipicamente saloio, dizia que nada de melhor existia no mundo do que as peras pérolas da Praia da Adraga. Alexandre Mateus adoptou o nome e aplicou-o ao seu grupo de teatro de rua. É assim que nasce o Grupo Cénico Pérola da Adraga que exibe a sua 1.ª peça teatral na Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme, em 1937."
*Excerto sobre Grupo Cénico Pérola da Adraga retirado daqui: http://www.jf-colares.pt/?page_id=406
Comentários
O que conheço bem são as peras pérolas. Comi quilos em miúdo, directamente da árvore.
Aprender até morrer e neste blog muito se ensina e aprende !
Um Abraço Vizinho Pedro !
R.M.
Obrigado pelos comentários. De facto as Pêras Pérola, serão talvez motivo de mais posts no blogue -pois sempre que se aprofunda a pesquisa, saltam novas histórias, até aqui pouco conhecidas. E já temos coisas para contar sobre outros tipos de pêras proximamente.
Abraços
Porque estava a comer uma Pera Rocha, lembrei-me destas duas variedades, que já não vejo há dezenas de anos. As ultimas comi-as na Quinta dos meus país, na Ameixoeira, Lumiar.
Parece que se eu quiser matar saudades destas variedades, devo tentar na região saloia. Agradeço à fonte, a informação.Cumprimentos.