Museu do Brinquedo em Sintra pode encerrar em Agosto II




 «A Câmara de Sintra propôs hoje à Fundação Arbués Moreira a criação de um museu municipal do brinquedo, como forma de evitar o anunciado encerramento do espaço museológico na vila no final de agosto, segundo fonte autárquica.

O presidente da autarquia, Basílio Horta (PS), reuniu-se hoje com os responsáveis da fundação que gere o Museu do Brinquedo de Sintra.
"A câmara propõe-se a criar um museu com o espólio cedido ao município, com o nome do colecionador", adiantou à agência Lusa fonte oficial da autarquia, no final do encontro.
"Vamos aguardar pela proposta de protocolo para avaliar da sua viabilidade", comentou, por seu lado, João Arbués Moreira, filho do criador da fundação que expõe, desde 1989, uma vasta coleção de brinquedos na vila sintrense."»
Fonte: Diário de Notícias de 28/05/2014


O DN, adianta também as acções em curso para tentar que o fecho do Museu do Brinquedo, não aconteça -uma peça importante no património museológico de Sintra:

«O anúncio do encerramento do espaço museológico levou o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) a questionar, através do secretário de Estado da Cultura, se o Governo vai "tomar alguma iniciativa em tempo útil no sentido de garantir a sustentabilidade do Museu do Brinquedo".
No requerimento parlamentar, os deputados Catarina Martins e Luís Fazenda notam que, perante a alteração legislativa dos apoios públicos às fundações, "o município de Sintra está não só impedido de tomar qualquer iniciativa de apoio ao museu como, caso não obedeça à resolução do Conselho de Ministros, será objeto de avultadas multas e penalizações".
O eventual fecho do museu, acusou o BE, "é uma consequência direta e bem visível da política e gestão dos museus por parte da atual tutela da Cultura".
Os vereadores do movimento independente Sintrenses com Marco Almeida, em comunicado, juntaram "a sua voz aos muitos que manifestaram incompreensão e incredulidade" face ao anunciado encerramento do museu.
O movimento solicitou o agendamento de uma reunião extraordinária da Comissão Especializada de Educação, Cultura, Desporto e Juventude da Assembleia Municipal de Sintra, no sentido de potenciar "os esforços necessários à reivindicada manutenção do museu em Sintra".
O museu, que expõe mais de 60.000 exemplares de diferentes brinquedos, que representam a História da Humanidade desde o século XVII até à actualidade, recebeu durante a sua existência mais de 900.000 visitantes.»
Fonte DN

 Post relacionado:
 http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/05/o-museu-do-brinquedo-de-sintra-pode.html


Comentários

Fatyly disse…
Aguardo para ver, apenas digo que estão a ser gastos milhares de euros em coisas da treta quando os mesmos deveriam ser aplicados nisto que é muito mais útil para o turismo e não só!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva