Flôr da Praia das Maçãs


Foto  da passagem da Procissão de Nossa Senhora da Praia no último Domingo, junto das ruínas do antigo restaurante a "Flôr da Praia", de Júlio Grego .Evento iniciado por Alfredo Keil ,  que foi um ilústre habitante da região, o terceiro fundador do lugar de Nossa Senhora da Praia, hoje Praia das Maçãs, onde erigiu em 1890 um chalé, “Vila Guida”e uma pequena ermida. Iniciou ali naquele local, em 1893, uma manifestação de carácter religioso que se denominava “Círio de Nossa Senhora da Praia”.


Imagem/Crédito: Luis Borges da Gama

O Restaurante do Grego na Praia das Maçãs

"O semanário Correio de Sintra, de  2 de Abril de 1899, noticiava:

" sr, Júlio Grego, laborioso e activo proprietário do novo Restaurante Flôr da Praia das Maçãs, instalado  na casa que pertence ao nosso amigo Sr. Matias del  Campo, vai dotá-lo com novos melhoramentos e já concluiu uns frescos e aprazíveis caramanchões, donde  se disfruta vista sobre o mar. Já um mês antes desta notícia se anunciava que o estabelecimento do Grego tinha bons terraços, abrigo para carros e gado, aceio e boa cozinha."

Também José Alfredo da Costa Azevedo, relata nas suas obras aspectos do restaurante do Grego:
"Foi neste restaurante que se serviu o primeiro banquete que houve na Praia das Maçãs - um almoço de homenagem ao Visconde de Tojal, João Vicente de Oliveira, moço fidalgo que residiu em S.Pedro de Sintra e faleceu em Lisboa com 74 anos, em 16 de Maio de 1939. Entre os muitos convivas, estavam elementos da família Cabournac, ainda hoje muito considerada em Sintra, e o nosso famoso padre Antóonio  Matias del Campo.
O interior da esplanada do Grego, debruçada sobre a praia, plena  de mesas sempre cheia de clientes , foi motivo  para uma tela do grande pintor José Malhoa."
 
Quadro de Malhoa, "Praia das Maçãs", pintado no Restaurante Flôr da Praia, em 1918, e cujo cenário é o mesmo da foto da filha de Júlio Grego, o que não deixa qualquer dúvida do local onde José Malhoa pintou este óleo s/ madeira, que se encontra exposto no Museu do Chiado

 
 
 A foto de Elisa de Jesus Grego, no restaurante onde José Malhoa pintou o quadro a óleo sobre madeira.(publicada na Ilustração Portuguesa nº340 de 26 de Agosto de 1912).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva